sábado, 25 de dezembro de 2010

Unificação de títulos abre brecha e pedidos para CBF viram moda entre clubes

Por UOL

Dezembro de 2010 entrará para a história do futebol brasileiro como o mês em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu os vencedores da Taça Brasil, Taça de Prata e do "Robertão", entre 1959 e 1970, como campeões brasileiros. Assim, Palmeiras e Santos se tornaram octocampeões nacionais. A decisão da CBF provocou uma onda de pedidos de clubes para homologar outros títulos, não só no território nacional como também junto à Fifa. Confira:

Santos pede para Recopa de 1968 valer como o tri Mundial
No dia em que comemorou a homologação do octocampeonato brasileiro, a diretoria do Santos anunciou uma nova busca: transformar a Recopa de 1968 em um Mundial Interclubes. No regulamento, os cinco clubes foram divididos em dois grupos: a Zona Sul-Americana, composta por Santos, Peñarol e Racing, e a Zona Europeia, com Real Madrid e Inter de Milão. Assim, o time de Vila Belmiro planeja ser considerado tricampeão da Libertadores e tri mundial. O presidente, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, visa contar com o auxílio da CBF para fazer a FIFA ceder ao desejo santista.




Portuguesa quer Rio-São Paulo como Brasileiro
Após ser reeleito para o triênio 2011-2013, o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, promete ir à CBF pedir para o clube se tornar bicampeão brasileiro pelos dois títulos do torneio Rio-São Paulo, de 1952 e 1955. A Lusa alega que a competição disputada entre os principais times dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo era a mais importante do país na época. Ainda não existia a Taça Brasil, a Taça de Prata ou o Robertão.O mandatário solicitou ao departamento de futebol do clube que reúna os documentos necessários para pleitear as conquista.




Grêmio Maringá sonha com título Brasileiro em 1969
O Grêmio Maringá sonha roubar do Coritiba o posto de primeiro time paranaense a ter conquistado um título brasileiro. Para isso, o clube do interior anunciou que acionará a Justiça para transformar o Torneio dos Campeões, de 1969, em um Nacional. A equipe de Maringá participou da competição após ter vencido o Torneio Centro-Sul de 1968. Eliminou o Sport na semifinal e enfrentou o Santos na decisão. Foram dois empates, e o time da Baixada alegou indisponibilidade de agenda para desistir de uma terceira partida. Assim, o título ficou com o Grêmio.




Flamengo e CBF - briga judicial pelo Brasileiro de 1987
Quem não gostou da festa promovida pela CBF para reconhecimento dos títulos nacionais entre 1959 e 1970 foi o Flamengo. Isso porque a entidade mais uma vez deixou claro que o campeão brasileiro de 1987 é o Sport. "É impossível que homologuemos o título brasileiro do Flamengo?, decretou o presidente Ricardo Teixeira. O Fla rebateu com uma carta oficial: "Causa profunda estranheza o fato da CBF distribuir, generosamente, títulos nacionais a diversos clubes, reconhecendo torneios disputados há décadas, e não o faça, somente em relação ao Flamengo."



Palmeiras resgata Copa Rio de 1951 como Mundial
Desde 2001 o Palmeiras trabalha nos bastidores para que a Fifa homologue o título da Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial de clubes da história. Em 2007, um diretor da Fifa enviou um fax à CBF atendendo o pedido dos palmeirenses. Entretanto, meses depois o mesmo cartola foi afastado, e a Fifa não reconheceu a Copa Rio como um Mundial. Agora, depois de obterem o octo brasileiro na festa da CBF, os dirigentes do clube alviverde falam em resgatar o assunto. Oito equipes da Europa e da América do Sul disputaram o torneio internacional em 1951, e os palmeirenses venceram a Juventus, da Itália, na final.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes