quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Diversos locais da Capital receberão equipamentos para flagrar alta velocidade e avanço de sinal vermelho

Por Midiamax

De janeiro a setembro deste ano, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), avançar o sinal vermelho está entre as dez infrações mais cometidas em Campo Grande. Esta imprudência associada a alta velocidade podem causar sérios acidentes. Para coibir motoristas infratores, fotossensores e radares estão sendo instalados em vários pontos da Capital.

O supervigia que é capaz de identificar até o tipo do veículo, por meio de um gráfico que ele desenha, detecta a partir do momento que o motorista avança a faixa de pedestre com o sinal fechado.

Segundo o diretor de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, o objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância em respeitar as leis de trânsito. “A população tem que parar de furar sinal e transitar em alta velocidade. Essas atitudes colocam em risco outras pessoas, além dos próprios infratores”, disse.

Para o motorista Ramão Colman, de 36 anos, esta é uma boa iniciativa, e pode ser eficiente por gerar valores. “Essa é uma boa ferramenta na luta contra a violência no trânsito, mas a responsabilidade só é praticada quando a pessoa sente no bolso”, desabafa. “Respeito conscientemente porque tenho amor à vida. Passar em sinal vermelho ou abusar da velocidade é um risco muito grave”, finaliza.

O diretor explicou que o projeto da implantação destes equipamentos existe em todo o Brasil, e no município ele já estava em tramitação. Três pontos da cidade já contam com a tecnologia. Na frente do terminal rodoviário, da Escola Estadual Hércules Maymone e na Joaquim Murtinho, em frente ao Centro de Convivência dos Idosos (CCI). Outros seis, na frente dos terminais Aero Rancho, Morenão, Guaicurus, na avenida Salgado Filho com a Via Morena, na Mato Grosso com a Bahia e na Antonio Mario Coelho com a Noroeste, estão em fase de montagem com previsão de ativação para o começo de 2011.
Alessandra de Souza

Durante os 30 primeiros dias de funcionamento os condutores que cometer alguma infração receberão apenas notificação, após o prazo, os equipamentos passam a multar. O motorista que passar no sinal vermelho será penalizado com a perda de 7 pontos na carteira, por infração gravíssima, e multa de R$ 574,72. Já quem ultrapassar a velocidade os pontos e valores dependem da velocidade excedida.

A motorista Karlla Borges, de 27 anos, comentou que essa é uma forma eficiente de educar, mas tem dúvidas na hora de seguir a lei no período noturno. “O problema é ter de parar no sinal quando é de madrugada, principalmente em lugares desertos”. Por causa de reclamações como a de Karlla, Janine explicou que para evitar que o condutor corra risco de ser assaltado o equipamento fotossensor funciona todos os dias das 6h às 20h, porém o radar permanece ativado.


Foto: Alessandra de Souza

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes