quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Procon alerta para cuidados na hora de comprar em sites de venda coletiva

Por MS Record

A era digital trouxe um modelo de comportamento diferente em vários segmentos, não apenas no relacionamento, na hora de comprar também. Mas além dos conhecidos sites de venda on line, entra em cena agora, os sites de compras coletivas, com uma proposta atrativa. Mas você sabe quais os cuidados deve tomar?

Sempre que precisa de alguma coisa, Daniel procura na internet, desde uma simples pesquisa até o farol do carro, como aconteceu há pouco. A economia na compra chegou a 200 reais.

“Foi bem tranqüilo, eles passam um código de rastreamento de onde o produto está e não demora muito não”, afirma o estudante Daniel Juniro Silvério.

Os sites de compras coletivas são a bola da vez na internet, até o final do ano passado, poucos brasileiros tinham ouvido falar disso. O serviço funciona assim: a pessoa faz o cadastro no site e recebe as ofertas por email. Para que a promoção seja válida, é preciso ter um número mínimo de compras, de acordo com cada anúncio.

O primeiro site de compras coletivas surgiu em 2008 nos Estados Unidos. Mas só chegou ao Brasil em abril deste ano. Em Mato Grosso do Sul surgiu em setembro. Hoje existem cerca de 10 sites em Campo Grande.

Sérgio foi quem trouxe a idéia pro Estado. Conheceu o serviço em uma viagem para São Paulo e achou interessante, e resolveu abrir o próprio site de compras coletivas que hoje já tem mais de 6 mil cadastros.

“A compra coletiva só funciona se você tiver um numero mínimo de compradores efetuarem a compra daquele serviço e daí eles podem usufruir do serviço”, disse o empresário Sérgio Cândia Júnior.

Os sites de compras coletivas oferecem bons descontos para os consumidores e são vistos como canal de marketing pelas empresas. Este novo ramo do comércio virtual atraiu 4,5 milhões de brasileiros só em setembro. Em alguns casos, grande sites chegaram proporcionar a seus clientes uma economia total de 50 milhões de reais em apenas seis meses de funcionamento. A procura pelo serviço em Campo Grande tem impressionado o dono do site. Várias empresas querem anunciar suas ofertas.

Por ser uma novidade, o Procon ainda não registrou nenhuma queixa sobre o serviço. De acordo com o superintendente do órgão em Campo Grande, não existe uma regulamentação para que um site ofereça esses serviços. Mas orienta o consumidor para não cair em golpes.

“A primeira orientação é conhecer o sistema, porque você vai estar entregando dinheiro para um sistema que depende da formação de um grupo, mesmo assim o dinheiro deve ser corrigido caso este grupo não se forme, e ele tem que se proteger, não só a confiabilidade do site mas também a questão de pagamento”, afirma o superintendente do Procon Lamartine Ribeiro.

Alguns sites são nacionais e mesmo sendo de fora do estado, o consumidor que se sentir lesado pode entrar com recurso no Procon em Campo Grande.

“O consumidor pode abrir a reclamação da própria residência por que ele escolhe o local onde abre a reclamação e a empresa tem que deslocar para atender este consumidor”, afirma Lamartine.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes