sábado, 11 de dezembro de 2010

Confira a programação cultural deste fim de semana na Capital (11 a 12/12/2010)

Cidade do Papai Noel
A Cidade do Papai Noel, inaugurada na terça-feira (7), nos altos da avenida Afonso Pena, tem programação cultural e artística variada no fim de semana. Tudo de graça.

Hoje (11), das 10h às 20h, o público poderá conferir a Rádio do Natal, sendo que às 19h30 haverá momento das luzes, parada do Natal, com a banda Marcial.

O Coral e Banda de Musicalização do Instituto Chico Xavier se apresentarão às 20h15. A dupla Paulo César e Renan encerra a programação de sábado com show musical.

No domingo (12), com exceção da programação normal, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e coros da Capital farão a Noite Din Down, a partir das 20h15. Depois haverá apresentação de “Uma Noite de Verão”, com o Instituto Educacional Paulo Freire.

Concha Espíndola apresenta Show Morena neste sábado

Neste sábado (11), a partir das 20h, acontece o “Concerto Morena”, que, desta vez será realizado na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, na Concha Acústica Família Espíndola. A primeira apresentação aconteceu no Teatro Prosa do Sesc Horto, no mês passado.entrada franca.

Os cantores Márcio De Camillo, Jerry Espindola, Rodrigo Teixeira, Evelyn Lechuga, o duo Filho dos Livres e Grupo Massis Brasil, acompanhados pela Orquestra Municipal de Campo Grande, sob a regência do Maestro Eduardo Martinelly, abrilhantarão a noite na Praça do Rádio, juntamente com o músico Rodrigo Faleiros, maestro-assistente da orquestra.

Instrumental de Marcos Assunção e Rajiv do Sax faz o Som da Concha

O som instrumental dos músicos Marcos Assunção e Rajiv do Sax marcam a última apresentação do ano do projeto Som da Concha. Os shows acontecem neste domingo (12), a partir das 17h30 na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca.

Detentor de uma sonoridade marcante, Marcos Assunção ganhou destaque pela versatilidade e pela técnica primorosa na execução de obras para violão, dos compositores Radamés Gnattali e Agustin Barrios, que ele mesmo adaptou para guitarra.

Iniciou em 1998 um intenso trabalho de pesquisa musical. Em 2003 o músico deu um importante passo na sua carreira ao formar um duo com o violonista Eduardo Martinelli. Em 2004 formou um trio de música instrumental, denominado Toca Trio, desenvolvendo um trabalho próprio e diferenciado.

Foi em 2008, porém, que Marcos Assunção iniciou o seu trabalho solo e inaugurou sua fase autoral. Do violão, guitarra semi-acústica e viola caipira nasceram composições inspiradas na sua paixão pela música instrumental, tendo como influências o Jazz e a música brasileira e erudita.

Rajiv do Sax é um músico especializado flauta, sax baixo, barítono trompete e Sax alto. Foi regente da Banda de Música Municipal de Rochedo de 2002 a 2005. É integrante da Banda de Música Municipal de Campo Grande Maestro Ulisses Conceição desde 1989. Em 2007 gravou seu primeiro álbum, produzido com repertório de músicas regionais e patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais.

O instrumentista já participou da gravação de CDs de artistas e grupos musicais que atuam de Mato Grosso do Sul, entre eles, Jucy Ibanes, Lia Mayo, Só pra Descontrair, Banda Maestro Ulisses Conceição, André Barbosa, Edwin Ferraz e Seresteiros de Campo Grande.

Som da Concha - Durante este ano, em 36 apresentações, cerca de 7.200 pessoas estiveram presentes nos shows do projeto. Ao todo 194 músicos e intérpretes puderam mostrar sua arte e contribuir com a divulgação da cultura musical de Mato Grosso do Sul.

Serviço - O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados. A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, nº 6000.

Musical conta história do grupo Abba no Sesc Horto

O grupo sueco “Abba” deixou saudades. Tantas, que o professor do curso de Artes Cênicas da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fernandes Ferreira resolveu escrever, montar, dirigir e também atuar no espetáculo “ABBA – o musical”.

Composto por quatro integrantes, o ABBA encantou o mundo com a sua música romântica e bem elaborada por mais de três décadas. O quarteto sempre é lembrado nas pesquisas de preferência musical.

Fernandes, que além de professor universitário, também é cantor e ator de teatro, já levou o espetáculo para várias cidades do interior do Estado. Em Campo Grande , a apresentação será no próximo domingo, 12 de dezembro de 2010, no teatro do SESC - Horto.

“O Abba nos emociona a todos. Interpretá-lo é um desafio e um prazer para o nosso grupo”, destacou Fernandes, lembrando que mesmo após tantos anos da dissolução do grupo, um número espantoso de fãs se multiplica por países de todos os continentes.

O Abba é um fenômeno musical e segue vendendo muitos discos e é um dos sucessos de busca na internet. O show relembrará as músicas que mexeram com sentimentos e fizeram tanto sucesso.

Os ingressos já estão à venda nos caixas das unidades do SESC. R$ 10,00 é o valor da inteira e R$ 5,00 o valor da meia-entrada.

Contação de história
Neste sábado (11/12/2010) a Livraria Leparole apresenta o músico e contador de histórias Elânio, onde tradicionalmente se apresenta a contadora de histórias e pedagoga Fernanda Leite. O artista utiliza o termo “cantador de histórias” para definir sua interação com as crianças e os adultos. Histórias da tradição oral, livros infantis, invenção de contos, músicas da infância, brinquedos cantados, advinhas, parlendas, escolhetes e dramatizações fazem parte do repertório popular de Elânio, que se apresenta com voz e violão. A Leparole fica na rua Euclides da Cunha, 1.126, próxima a rua Ceará. Informações pelo fone (67) 3043-5100 ou 9215-3082.


Palestra gratuita
O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) promove hoje (11) a palestra sobre o tema ‘Morrer é mudar de dimensão’. O evento é gratuito e vai abordar aspectos como a eliminação do medo da morte. A palestra acontece às 16h, na sede do Instituto em Campo Grande. O IIPC fica na rua Pedro Celestino, 689.
Informações pelo telefone 3324-1177, de segunda à sexta, das 19h às 22h, ou no sábado, a partir das 15h.


Exposição de esculturas
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), está com exposição aberta de esculturas entitulada “Etnias de Mato Grosso do Sul”, da artesã Araci Marques Vendramini. A exposição acontece no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.

Praça apresente folclore boliviano e música regional de graça

A Praça Bolívia, no bairro Coophafé, na Capital, recebe neste domingo, a partir das 9 horas, mais uma edição do projeto cultural com os grupos T'ikay e Masis Brasil, que visam difundir a cultura boliviana em Campo Grande.

Em espaço aberto, com a sombra das árvores e entrada franca, acontece apresentações de danças, músicas, artesanato e culinária boliviana.

A dança fica por conta do grupo de danças folclóricas bolivianas T'ikay, ("florescer" na língua quéchua), que tem 11 integrantes e realiza apresentações das danças cueca, huayno, taquirari, tinkus, tobas, llamerada e caporales.

O Masis Brasil ("companheiros"), grupo formado por Edgar Mancilla, Miska e Evaldenir Amaral Junior apresenta sua música folclórica com elementos do país vizinho, que tem como proposta permear os limites impostos pelas fronteiras políticas, mostrando ao público que os ritmos, assim como os sotaques, manifestam sentimentos comuns.

Serviço: A Praça Bolívia fica na esquina da rua das Garças com a rua Barão da Torre e a festa da cultura boliviana começa às 9 horas, com entrada franca.

Música erudita e popular

Com a segunda apresentação do espetáculo “Concerto Morena”, que acontece hoje, às 20h, na Concha Acústica Família Espíndola, o desafio de unir a música erudita às composições de música popular aumenta. Como a apresentação acontece na Praça do Rádio, um espaço aberto que difere muito de um teatro, os músicos e técnicos de som terão de lidar com a imprevisibilidade e com ambiente menos controlável. “Embora haja mais dificuldades, em um espaço público a visibilidade é muito maior e qualquer pessoa pode prestigiar nosso trabalho, é mais democrático”, descreve o músico Rodrigo Faleiros, maestro-assistente da Orquestra Municipal Sinfônica de Campo Grande.

Além dos músicos da orquestra, regida pelo maestro Eduardo Martinelli, participam do concerto seis nomes da música sul-mato-grossense: Evelyn Lechuga, Jerry Espíndola, Márcio de Camillo, Masis Brasil e Rodrigo Teixeira. As composições interpretadas pelos cantores abragem desde nomes tradicionais como Paulo Simões e Almir Sater às músicas dos próprios artistas. Este é o caso de Jerry Espíndola, que apresenta “Meu vício” e “Mundo louco”, além de outras duas composições de sua autoria que serão interpretadas por Márcio e Rodrigo.

“Com a variedade de timbres proporcionada pela orquestra, as músicas populares ganham um outro universo. Nós podemos fazer um trabalho acústico de verdade. É uma experiência emocionante”, descreve Jerry. Com esta segunda apresentação, o músico espera uma evolução tanto por parte dos intérpretes, quanto da orquesta. “É um corpo de músicos ainda jovem, com muito para evoluir. Está sendo importante para todos fazer esse trabalho em cima da música popular”, acredita.

Os arranjos ficaram por conta de Eduardo Martinelli, Rodrigo Faleiros e Adriano Magoo. Para a apresentação deste sábado, Rodrigo chama a atenção para algumas modificações, como a inclusão de quatro novos arranjos para canção que ele preferiu não divulgar. “Este é o último concerto do ano para a Orquestra Sinfônica. Estamos bastante animados, pois foi um espetáculo que teve grande repercussão”, pontua.

Festival
Ainda no ambiente da música erudita, o Centro Arte Viva apresenta no fim de semana o XIX Festival Arte Viva. Celebrando mais um ano de atividades da escola, se reunirão no auditório do Sebrae, a partir das 20h, música e artes plásticas. Na programação, haverá recital de música clássica, com apresentações de alunos do centro, assim como também será realizada mostra de artes visuais no espaço do Sebrae. Segundo Clarice Maciel, o repertório inclui composições de Bach, Schubert, Tchaikowsky, Hans Sitt, Chopen, The Beatles, Tom Jobim e Paulinho Tapajós.

Por meio de solos vocais de cantores líricos convidados, solos instrumentais e grupos musicais, como cameratas, a noite será uma celebração da cultura e da arte. “Para cada um dos dias teremos um repertório diferenciado, resultado da vivência das habilidades referendadas no processo de aprendizagem e desenvolvimento das linguagens criativas desenvolvidas nas aulas”, descreve Clarice, diretora do Centro de Arte Viva.


Fontes: Campo Grande News, Caderno B, Correio do Estado

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes