quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Conheça os filmes nacionais mais vistos da História

Por MS Record

Muita gente não imaginava que Tropa de Elite 2 iria tão longe. Devastado pela pirataria, o antecessor de José Padilha levou apenas 2,5 milhões de pessoas aos cinemas, pois a maioria acabou assistindo em casa mesmo, com uma cópia pirateada. Foram, no total, mais de 5 milhões de DVDs ilegais. Nem capitão Nascimento pôde deter tanto crime.

O filme, que já pode ser agora considerado o maior fenômeno do cinema nacional de todos os tempos, atingiu nesta terça (7) a marca histórica de 10.736.995 espectadores e ultrapassou os números de Dona Flor e Seus Dois Maridos, filme de Bruno Barreto, de 1976, que levou, na época, 10,73 milhões.

Agora, Tropa 2, que ajudou a fazer de 2010 o ano de maior bilheteria dos filmes nacionais durante a Retomada, lidera a lista. Vale lembrar que considera-se "Retomada" o período por volta de 1995, quando começaram a operar dois mecanismos de incentivo à cultura: a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual.

Na lista dos nacionais mais vistos, não surpreende achar uma produção dos Trapalhões, quarteto de humor da Globo, sucesso nos anos 70 e 80, que sempre atraiu os mais variados públicos, não apenas as crianças. Mas são Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação (1978) os maiores destaques do ranking, pois conseguiram manter por mais de 30 anos os dois primeiros lugares. Com Sônia Braga protagonizando ambas as produções e inspirados em famosas obras da literatura de Jorge Amado e Nelson Rodrigues respectivamente, os dois longas misturaram o gênero da comédia popular com temas bem picantes e atingiram em cheio a massa popular que ia aos cinemas na década de 70.

Ainda na lista, dois outros filmes da Retomada garantem o seu espaço entre os sete mais vistos. Se Eu Fosse Você 2, sucesso de Daniel Filho, de 2009, e 2 Filhos de Francisco, que contou em 2005 a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano, garantem a quarta e a quinta colocações.

Todos os números foram confirmados pelo Filme B, portal sobre o mercado brasileiro de cinema, e foram atualizados nesta quarta-feira (8).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes