sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Por falta de chuva, pode faltar carne bovina no Estado

Por Cidade Morena Notícias

A permanência da estiagem nas regiões produtoras de gado do estado pode elevar ainda mais o preço da carne nos supermercados e, por consequência, tornar o produto um “item de luxo“ na mesa do consumidor neste Natal. A previsão é feita com base no salto que o preço da carne deu nos últimos 30 dias, por conta principalmente da escassez de gado com peso ideal para abate.

A julgar pelo acréscimo de 30% verificado no quilo da carne no último mês, o consumidor deverá se deparar com aumentos ainda mais robustos do produto nas festas de final de ano. “A permanência do tempo seco nos dá uma perspectiva de que o preço da carne poderá sofrer aumentos ainda mais consideráveis neste final de ano, atingindo níveis imprevisíveis e altamente prejudiciais ao consumidor final”, analisa um supermercadista ouvido pela reportagem do Perfil News.

REAJUSTE

A análise é endossada principalmente por pecuaristas e donos de frigoríficos, dois dos principais agentes da cadeia produtiva da carne. Para o pecuarista Cláudio Totó Garcia de Souza, dono de um dos maiores rebanhos bovinos da região de Três Lagoas, a permanecer a pouca umidade nos pastos, em decorrência da escassez das chuvas, a carne deverá experimentar um reajuste ainda mais considerável nos próximos 60 dias, fator que deverá pesar de forma substancial no bolso do consumidor neste final de ano. “A permanecer a estiagem, sem dúvida o preço chegará ainda mais salgado na mesa do consumidor”, avalia o produtor.

Com a mesma expectativa trabalha Jean Carlos Ferreira, gerente da unidade de Três Lagoas do frigorífico Mataboi, um dos principais da região. Ele diz que a chuvas que caíram nos últimos dias em Mato Grosso do Sul, não foram suficientes para contornar os efeitos devastadores causados pelos cinco meses de estiagem que atingiram o Estado recentemente e que trouxeram reflexos altamente nocivos ao campo e ao bolso do consumidor.

DEMISSÃO E FÉRIAS

Ferreira lembra que por conta da seca, a unidade frigorífica paralisou nos últimos 30 dias os abates, que já chegaram a 500 cabeças diariamente, restringindo as atividades da empresa a apenas desossa de carcaças vindas de outras unidades abatedouras. Outra providência foi a demissão de 150 dos 560 funcionários da empresa. Outros 250 funcionários tiraram férias coletivas. “A escassez de gado para o abate nos obrigou a tomar essas medidas extremas”, conta. Ele diz que não existe previsão sobre a retomada dos abates no frigorífico. “Isso só vai ocorrer assim que as chuvas retomarem seu ciclo normal”, prevê.

PREJUÍZOS NO CAMPO

A estiagem tem provocado grandes estragos principalmente no bolso dos pecuaristas. Muitos deles têm se deparado com a perda de rebanhos inteiros por conta da falta de pasto. Na fazenda de Cláudio Totó Garcia de Souza, por exemplo, as providências tomadas para evitar a perda dos animais coincidem com a alta do custo da manutenção dos plantéis. O pecuarista explica que para evitar a morte dos animais pela ausência de pasto, tem sido obrigado a percorrer distâncias de até 350 quilômetros para comprar ração para complementar a alimentação diária do gado. “Isso faz elevar o custo final da arroba”, conta.

Em outros casos, pecuaristas são obrigados a prolongar a permanência dos animais no pouco pasto verde que ainda resta, para aguardar o peso ideal para a revenda aos frigoríficos. É o caso da Fazenda Lobo, localizada em Água Clara. Os proprietários contam que 1.000 cabeças que já deveriam ser entregues para o abate, somente seguirão para o frigorífico em dezembro, quando finalmente atingirem o peso ideal. “Antes disso seria apostar no prejuízo”, conta um dos donos da fazenda.

SINDICATO RURAL

Falando em nome do Sindicato Rural de Três Lagoas, o secretário da entidade, Marcos Moura disse que se não chover a situação pode se agravar ainda mais. Não existe uma solução para o problema a curto prazo, frisou. Moura criticou o artigo do presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos e Afins de Campo Grande e região de Três Lagoas, Rinaldo de Souza Salomão em que acusa alguns fazendeiros de esconderem os rebanhos para valorizar a arroba do boi, ao mesmo tempo em que se diz favorável à importação de gado paraguaio pelo governo federal.

PERDENDO ESPAÇO

O secretário do Sindicato informou também que por causa do avanço de florestas de eucaliptos, a pecuária vem perdendo espaço consideravelmente para a sericultura. “Três Lagoas, possuía um rebanho bovino acima de 900 mil cabeças, atualmente esse número caiu para aproximadamente 700 mil cabeças. Esse também é um dos fatores para a falta de matéria prima nos frigoríficos”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes