sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Com poucas doses de vacina, população corre atrás de imunização contra meningite

Por Midiamax

Lucimara Melo é uma das inúmeras leitoras que estão procurando a redação desde o anúncio da vacinação contra meningite na rede pública de saúde para reclamar que não conseguiu a vacina. Ela tenta vacinar o filho, que tem menos de 2 anos, no Posto de Saúde do bairro Mário Covas, próximo de onde mora.

“Fui informada de que não há mais vacinas e nem previsão da chegada de novas doses, a pessoa que me atendeu na sala me disse que só tem essa vacina no Guanandi, Aero Rancho e Universitário. A atendente ainda me disse: se eu fosse você ia ainda hoje senão vai correr o risco de ficar sem".

Em contato com alguns postos de saúde da Capital, a reportagem constatou que também faltam vacinas nos postos dos bairros Pioneiros, Buriti e Aero Rancho. Na Secretaria de Saúde a informação para os cidadãos, por telefone, é de que como vacina chegou a Campo Grande de forma fragmentada e por isso pode faltar em alguns postos.

Só na Capital existem por volta de 13,5 mil crianças na faixa-etária até 2 anos de idade. Segundo a Secretaria uma nova remessa de doses deve chegar até o final do mês.

A Central de Armazenagem e Distribuição de Imunibiológico (Ceadi), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu do Ministério da Saúde, no dia 20 de outubro, 10 mil doses da vacina anti-meningocócica (meningite C) para serem distribuídas nas cidades de Nova Andradina, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Figueirão, Campo Grande, Camapuã, Nova Alvorada do Sul, Dourados, Paranaíba, Coxim, Navirai, Ponta Porã, Ladario e Maracaju.

Meta de Vacinação

“A meta da Secretaria de Saúde é aplicar 3.434 doses mensais, totalizando 41.212 doses por ano, em crianças com menos de 1 ano”, disse a responsável pelo Sistema de Informação e Avaliação do Programa de Imunizações, Dyone de Arruda Pereira.

Casos

No Estado este ano foram registrados 161 casos e 11 óbitos em decorrência da meningite segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Do total seis mortes foram na Capital. Em 2009, foram 300 casos registrados em Mato Grosso do Sul e 202 em Campo Grande.

No último dia 31 de outubro, Maíra Ferreira Oliveira, de 9 anos morreu de meningite no Hospital Regional Rosa Pedrossian onde estava internada desde o dia 26. Por causa da doença, a menina ficou em coma irreversível com morte cerebral diagnosticada no dia 28.

Maria Esmeralda, mãe da criança contou que na terça-feira (26), levou a filha com febre, dor de cabeça, vômito até o Posto de Saúde do bairro Coophavilla onde recebeu soro e dipirona como medicação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes