quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Novo sistema vai reduzir tempo de embarque em coletivos

Por Campo Grande News

Começou a funcionar nesta quarta-feira em Campo Grande um novo sistema de embarque nos ônibus que vai tornar mais rápido o transporte dos usuários dos coletivos.

No ponto da Rua XV de Novembro (na Praça Ary Coelho), foi instalado o projeto piloto implantado pela Assetur (Associação das Empresas Concessionárias do Transporte Coletivo). Os passageiros que aguardam no ponto levarão cerca de 30 segundos para embarcarem nas três portas traseiras do ônibus articulado.

Sem o sistema, o acesso era só pela porta da frente, e os passageiros, atendidos pelo motorista, levam em média minutos para concluir o embarque.

Com o sistema, o passageiro paga a tarifa – com o cartão ou em dinheiro – e passa por uma roleta fixa no ponto de ônibus, ingressando na área de embarque.

Á área é delimitada com grades tanto no início do ponto como no final. No equipamento é possível também fazer a recarga do cartão e também pagar a passagem diretamente ao cobrador.

No ponto, batizado de Estação Peg Fácil, onde começou a funcionar o projeto, o movimento no horário de pico gira em torno de 600 passageiros/hora. Quatro das 18 linhas que passam pela praça estão na Rua XV de Novembro: a 061 (Moreninhas/Shopping); 065 (Guaicurus/centro); 080 (Gal. Osório/Aero Rancho) e 088 (Guaicurus/Shopping).

O modelo do embarque já funciona com sucesso em alguns países como o Chile e a Colômbia. No Brasil, uma das capitais que usa o sistema é Curitiba (PR). O diferencial do modelo da capital é que o equipamento – que inclui roleta, dispositivo para leitura do cartão e banco onde fica o cobrador – é móvel, podendo ser levado para pontos onde o movimento na hora do pico é maior. O prefeito Nelsinho Trad, que acompanhou o início do sistema, esteve recentemente em Santiago (Chile) onde comprovou a eficácia do sistema.

Segundo o prefeito, o cartão pode ser utilizado de várias formas, inclusive nesse novo sistema que vai ajudar a evitar demora, transtornos e filas que normalmente ocorrem nos pontos com maior fluxo. “Estamos avançando no tempo. Temos que buscar soluções inteligentes para agilizar cada vez mais o acesso de passageiros. O sistema traz agilidade, praticidade e rapidez”, analisou Nelsinho Trad.


O diretor da Assetur, João Rezende Filho, esteve em Bogotá (Colômbia) onde também conheceu o modelo. “Em Bogotá, que tem sete milhões de habitantes, não tem metrô e o ônibus é usado no transporte coletivo. O sistema utiliza 1.200 ônibus articulados e funciona muito bem”, contou. O investimento em cada ponto, bancado pela Assetur, é de R$ 5 mil.



Conforme o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade Júnior, mesmo com o uso de cartões e sem utilizar o sistema, o embarque nos coletivos, principalmente nos articulados, é mais demorado. Atualmente 68% dos 230 mil passageiros que utilizam ônibus diariamente já possuem o cartão e com o sistema Peg Fácil o deslocamento dos passageiros será mais rápido e a tendência é que o trânsito flua melhor. “Precisamos ainda aprimorar neste locais de embarque a sinalização nas faixas onde o ônibus circula para evitar que veículos ocupem as faixas de desembarque e embarque”, anunciou. Na capital, operam 50 ônibus articulados.



A ideia é até o fim do ano levar o sistema para pelo menos mais quatro pontos no entorno da Praça Ary Coelho (nas Ruas 14 de Julho e 13 de Maio e Avenida Afonso Pena).


Foto: João Garrigó

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes