sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Confira a programação para este final de semana

Playmorock

O calendário rock da Capital desde 2007 tem uma data específica para celebrar o repertório autoral e a sonoridade oitentista. Trata-se do Playmorock 4, que chega à quarta edição amanhã, misturando atrações locais e de outros estados. Mesmo sendo uma oportunidade para acompanhar propostas e artistas que tiveram atenção na década de 1980, o evento não quer ser catalogado apenas como um evento retrô. “Gostamos do rock feito há mais de 20 anos, mas não é como uma festa de flashback, tem muita coisa atual, incluindo até bandas de metal”, explica um dos coordenadores do evento, Alessandro Fonseca.

Depois de destacar Marcelo Bonfá (Legião Urbana) e Kid Vinil, em anos anteriores, o festival destaca agora Dimas Borba, um destacado cover de Renato Russo, e a banda carioca Nocturno, que vem lançar o primeiro álbum, “Precisamos aprender a navegar no caos”, que contou com produção de Dado Villa-Lobos (Legião Urbana). “Colocamos 10 músicas nossas no álbum. Não temos um estilo definido, passamos por coisa dos anos 70 e 80 como o psicodelismo, punk, pós-punk e o eletrônico atual”, explica o baterista Eduardo Pletsch, que formou a banda junto com o vocalista Emersom Facão há 8 anos.

Segundo ele, cada música aponta para uma possibilidade sonora, mas atinge a unidade pelos elementos poéticos das letras, que buscam destacar aspectos introspectivos e niilistas. “Destacamos a negação das coisas que estão aí. Não aceitamos. Por isso, utilizamos o niilismo”, aponta o baterista. A aproximação com o ex-guitarrista da Legião Urbana, segundo Eduardo, aconteceu pela identificação dele com a proposta da banda. “Ele participou efetivamente da gravação. Ele curte muito som do passado e está totalmente atualizado com as coisas que rolam no momento. Também gravou guitarras e colocou efeitos”, conta o baterista.

Outra intenção dos realizadores da festa é reunir as atrações de fora com representantes locais. “Anteriormente, Marcelo Bonfá tocou com Studio 89. Agora, será a vez da Skin Nativa tocar com o Dimas. Também haverá participação de outras bandas de Campo Grande e uma de Miranda. Queremos para o próximo ano levar a festa para o interior”, aponta Alessandro. O evento, que se inicia às 19h, acontece no República Music Bar, na Avenida Calógeras, próximo à Feira Central. O Nocturno ainda participará hoje, às 19h, de uma sessão de autógrafo na Livraria Leitura no Shopping Campo Grande.

Almir Guineto é atração hoje de noite da seresta especial

Na próxima sexta-feira (12) o “Rei do Pagode”, Almir Guineto, se apresenta em Campo Grande como atração principal da Noite da Seresta Especial do mês de novembro.

O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), é gratuito e aberto ao público. As apresentações têm início às 19h30 com seresteiros locais.

Criado em meio a músicos de primeira linha como Geraldo Babão, Antenor Gargalhada e muitos outros, Guineto cresceu influenciado pela veia sambista de seu pai, Iraci de Souza Serra, respeitado violonista e integrante do grupo Fina Flor do Samba, e de sua mãe, Nair de Souza Serra – a “Dona Fia”, costureira do Salgueiro e figura ancestral do samba.


Desde muito jovem, Almir Guineto já mostrava seu diferencial musical. Dono de uma voz inconfundível, única, rascante, o cantor, músico e compositor ingressou aos 16 anos no grupo Originais do Samba, fundado por seu irmão mais velho, Francisco de Souza Serra – o “Chiquinho”, onde tocou por dez anos. Sua primeira composição foi Bebedeira do Zé, gravada pelos originais do Samba.

O “Rei do Pagode” - como ficou conhecido – conduziu a bateria do Salgueiro por 15 anos e ao sair deixou o posto para seu irmão mais novo, o lendário “Mestre Louro”.

Destacado violonista – comparado a Baden Powel por Beth Carvalho – e cavaquinista, Guineto frustrava-se por ser pouco ouvido, nas rodas de pagode do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no final dos anos 70, em meio à alta sonoridade dos couros de tantãs e pandeiros da época.

Foi aí que, acompanhado do músico e humorista Mussum, adaptou o banjo – instrumento utilizado na música country americana – ao samba. Cabe lembrar, inclusive, uma frase de Zeca Pagodinho: “Banjo no samba só existem dois: Almir Guineto e Arlindo Cruz”.

Também é neste período que Guineto começa a se destacar, durante os pagodes, como versador imbatível, partideiro incontestável que, devido à sua criatividade e divisão de tempo na aplicação das rimas de improviso, ficaria conhecido como “Mestre do Partido-Alto”

Apoiado por Beth Carvalho, Almir Guineto oficializaria em 1980 a fundação do Grupo Fundo de Quintal, ao lado dos parceiros Neoci, Jorge Aragão, Sombrinha, Bira, Ubirany e Sereno. Após a gravação do disco “Samba é no Fundo de Quintal”, Almir deixaria o conjunto para cantar, a partir de 1981, em carreira solo.

Ao longo da década de 80, Guineto destacou-se cada vez mais no cenário musical brasileiro como intérprete e compositor, sendo gravado, além de todos os grandes sambistas do país, por artistas como Elba Ramalho, Nelson Gonçalves, Elymar Santos e muitos outros. De lá para cá, Guineto coleciona 13 discos próprios e outras tantas participações em CDs e DVDs de nomes como Chico Buarque, Beth Carvalho e Martinho da Vila.

“Trazer um grande sambista e também grande compositor para a Noite da Seresta Especial deste mês é um privilégio. Com certeza os campo grandenses irão se divertir com as letras fortes e o romantismo envolvente de Almir Guineto.”, elogia Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac. “O prefeito Nelson Trad Filho se empenhou em trazê-lo nesse mês da consciência negra, após pedidos do Conselho Municipal do Negro”, completa.

Serviço: A Concha Acústica Família Espíndola fica na Praça do Rádio Clube entre as Ruas Afonso Pena, Padre João Crippa, Pedro Celestino e Barão do Rio Branco. A noite da seresta será na próxima sexta-feira (12) a partir das 19h30.

UFMS promove oficina de canto coral
Começa na segunda-feira (dia 15 de novembro), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o 5º Encontro de Regentes Corais, promovido pelo curso de Música. Nesta edição, o convidado será o professor doutor Eduardo Ostergren (Unicamp). O evento é aberto para os profissionais e amadores que atuam na área do canto coral. A exigência é de que o participante saiba ler partitura musical.
“O encontro tem chamado atenção não somente do pessoal de Mato Grosso do Sul, já tivemos participações de regentes de Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro”, destaca a coordenadora do encontro, Ana Lúcia Gaborim. Além da oficina, está previsto um concerto de encerramento das atividades no dia 18 de novembro. O local ainda não foi definido. As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail regenciacoral_ufms@yahoo.com.br.

Thiago e Donizeti no Valley hoje

Acontece (12) hoje á primeira noite vip da valley e a festa será regada a vodka na pista e vodka e champagne no camarote, e o palco ficam por conta da dupla Thiago e Donizeti que promete um show com muita animação.

Os convites podem ser adquiridos na Valley e mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3025-5676.

Coreógrafo de Beyoncé participa de MS Street Dance Fest, na Capital

O coreógrafo Bryan Tanaka, que já trabalhou com as divas da música pop internacional Beyoncé, Rihana e Mariah Carey, estará em Campo Grande nesta segunda-feira (15). Ele participa do MS Street Dance Fest, um evento organizado pelo Funk-se e que começou nesta quinta-feira na Capital.

Uma entrevista coletiva será concedida à imprensa às 10h de amanhã no Teatro de Arena do Horto Florestal.

Bryan também já se apresentou em premiações como Grammy e MTV Music Awards, no qual foi indicado ao prêmio de melhor coreografia em 2010 por Video Phone. Ele vai realizar workshops no MS Street.

MS Street

O MS Street Dance Fest 2010 é realizado pelo grupo Funk-se, com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais do MS (FIC), Fundação de Cultura de MS (FCMS), Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e Governo do Estado.

Tony Massa lança CD na capital amanhã

Amanhã (13) o cantor Tony Massa se apresentará na Praça do Rádio Clube lançando seu primeiro CD. O evento, que é apoiado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) é gratuito e aberto ao público.

Tony massa iniciou sua carreira solo em 2008 e com um repertório com muito balanço, swing e romantismo vem conquistando ainda mais público. Entre seus principais sucessos estão “A Mexer” e “Meus sonhos”.

Em seu CD, Tony tem participação de compositores baianos, com grande reconhecimento no mercado como: Sandro Balla, Wostinho Nascimento, Pablo Melo, Jaime Teixeira e vários outros compositores como Cecéu Muniz, Marlucy Ferreira e Bruno Silva.

“A Fundac está abrindo mais um espaço para os músicos, independente do estilo, que estiverem lançando CD tenham mais oportunidade”, enfatiza Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.

Serviço

A Concha Acústica Família Espíndola fica na Praça do Rádio Clube entre as Ruas Afonso Pena, Padre João Crippa, Pedro Celestino e Barão do Rio Branco. A apresentação será no próximo sábado (13) a partir das 19h30.


Fontes: Correio do Estado e Caderno B

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes