quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma hora a menos de sono aumentam chances de engordar

Por Cidade Morena Notícias

A agitação do fim de ano tira o seu sono? Então, cuidado com a balança. Uma pesquisa revelou que cada hora a menos na cama aumenta em 20% o risco de engordar.

A tendência é mundial. A humanidade dorme cada vez menos. E o tempo menor dedicado ao descanso tem levado a uma circunferência maior do abdome.

“Eu fico acordada e eu como mais, dá fome. Se eu dormisse mais eu comeria menos”, conclui uma paulistana.

Uma hora a menos de sono por dia aumenta em 20% as chances de engordar, de acordo com uma pesquisa americana.

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo com mais de mil pessoas já tinha comprovado a tese, com alguns detalhes: o ganho de peso é mais comum em adultos do que em idosos. Mulheres que não dormem bem são mais afetadas do que os homens.

Desde que o filho nasceu, há dois anos e meio, caiu de oito para cinco o número de horas de sono de uma secretária, que prefere não mostrar o rosto.

Ela ganhou 20 quilos nesse período: “Eu durmo já tarde, levanto cedo, tem a correria do dia a dia, o estresse, acaba dormindo o mínimo possível. Como mais, a ansiedade é maior”, justifica a secretária.

O pesquisador do Instituto do Sono explica os motivos: dormir menos do que o necessário faz o nível de açúcar no sangue subir.

Outra consequência é o aumento dos hormônios que provocam a fome e a redução daqueles que dão a sensação de saciedade. O metabolismo de quem dorme pouco cai durante o dia, diminuindo a queima de calorias.

“Em geral você tende a comer mais e a fazer menos atividade. Se um dos fatores esta prejudicado, o organismo todo está prejudicado”, aponta o pesquisador do Instituto do Sono/Unifesp Walter Moraes.

Se para os pesquisadores não resta dúvida sobre a relação entre pouco sono e ganho de peso, será que o inverso também é verdadeiro? Para emagrecer, é preciso fazer as pazes com o travesseiro?

É um conjunto de coisas, diz o médico. Mas o sono contribui para a perda de peso porque, dormindo melhor, a tendência é comer menos e ter mais disposição para fazer exercícios.

“Sono é saúde. Tanto da mente, como do corpo”, diz o pesquisador da Unifesp.

Patrícia, que passou a brigar com a balança desde que entrou num segundo emprego, quer mudar a rotina: “Eu engordei uma média de oito quilos. Vou sair de um dos empregos para ter qualidade de vida”, conta.

A pesquisa feita aqui no Brasil demonstrou que perdemos 1% do peso enquanto dormimos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes