sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Confira a programação cultural para este fim de semana (26 a 28/11/2010)

Festival dá vida a objetos com show de Tom Zé

Dando vida a objetos comuns, que se tornam personagens teatrais, o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito) acontece de quinta a domingo (25 a 28 novembro) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, com entrada franca.

Além das apresentações, o Festival incluirá ainda oficinas profissionais, feira de objetos, o espaço Fito Foto e um show Tom Zé, com o espetáculo “Música/ Contramúsica”, no dia 27 de novembro, a partir das 21h30.

Considerado um dos mais criativos e influentes músicos da MPB, o compositor baiano, segundo o músico escocês David Byrne, “expande incessantemente os limites da canção popular, adotando formas inesperadas, que nos surpreendem”.

Fito - Com saca-rolhas que se transformam em bailarinas, leques que se abrem e tornam-se pavões e pingos de torneira que lembram o derramar de lágrimas, o festival contará com 76 apresentações de 15 companhias do Brasil, Argentina, Israel, Itália e França. Foi idealizado pela curadora Lina Rosa. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a platéia”, explica.

O ambiente terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e duas com capacidade para 50 espectadores. O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público.

Criado em 2009, o festival já percorreu as cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Florianópolis (SC) e se apresenta em Campo Grande (MS) pela primeira vez com um formato diferente, com quatro dias de evento. O Fito é realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).

Com entrada franca, "Pelé Eterno" apresenta magia do Rei

Os dribles, os lances e as conquistas de Edson Arantes do Nascimento serão apresentados no Marco (Museu de Arte Contemporânea) neste sábado (27). O documentário “Pelé Eterno”, dirigido por Aníbal Massaini Neto é a atração desta semana do projeto Cineclube, com entrada franca. A exibição acontece às 14 horas.

Nos 70 anos do Rei, “Pelé Eterno” (Brasil/2004/120minutos/livre) é uma pequena amostra da história de um jogador classificado como “extraterrestre” por um dos melhores pontas-esquerdas do mundo, Pepe, seu companheiro na máquina santista dos anos 60.

O filme não são mostra todos os 1284 gols de Pelé. O roteiro, porém, se desenrola através de uma narrativa cronológica, onde o Rei fala sobre suas conquistas, os jogos mais importantes de sua carreira, ilustrados pelos principais gols.

Além dos gols, são exibidos dribles de rara técnica, com ambos os pés, e lances famosos que não resultaram em gol. Completam o documentário, entrevistas de outros jogadores e de familiares do Rei do Futebol.

Um dos pontos altos do filme é a recriação do gol mais bonito de Pelé, eleito pelo próprio jogador. Em 2 de agosto de 1959, o Juventus recebeu o Santos no estádio da Rua Javari, pelo Campeonato Paulista. O jogo, que terminou com vitória do Peixe por 4 a 2 não foi filmado. Mas através da computação gráfica, é possível rever a obra-prima.

Cineclube – O projeto é realizado em parceria entre o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP-14) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e trata, nesta edição, da atuação da Psicologia junto ao Esporte.

Lançado em abril de 2008, o projeto Cineclube tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte.

Serviço: O Marco fica localizado na rua Antônio Maria Coelho, 6000 - Parque das Nações Indígenas. A entrada para a exibição é gratuita.

Festa eletrônica traz James Black de Londres

No próximo sábado (27) acontece a festa eletrônica PHENOMENAL que traz além do top DJ internacional James Black conta com djs nacionais e regional.

O evento acontece a partir das 23 horas na chácara Estância Chaparral que fica localizada na saída para Cuiabá. Os convites estão sendo vendidos antecipados no valor de R$25, para a pista e R$80, para o camarote open bar. Mais informações poedem ser obtidas pelos telefones 9150-2778 e 9150-4788.

James Black está no cenário musical há mais de 10 anos. Começando como um DJ na cena UK garage, ele lentamente se tornou um nome familiar dentro da indústria de boates no Reino Unido.

Seu sucesso seguinte foi o noites do clube / eventos que ele usa para executar e promover, dentro da região da Grande Londres. Pouco tempo depois ele voltou sua atenção para o mundo da produção musical.

Ele começou a co-produção com um número de trilhas de sucesso no âmbito de sua cintura, Depois de algum tempo percebeu que a frustração em apenas co-produção e não ser capaz de usar o equipamento de estúdio em sua própria ..

Com isso, ele começou um curso de produção musical, por isso ele foi então capaz de produzir por si mesmo. Seu gosto musical é varia, de electro house ao hip-hop, preferindo a cena de house music. Ainda discotecar em vários clubes em todo o mundo seu estilo principal de música é Electro / Tech House.

Coral e orquestra do PR fazem concerto de Natal gratuito

Composições de Beethoven, Bach, Haendel e Schubert fazem parte do Concerto de Natal que o Coral de Itaipu, a Orquestra de Câmara do Paraná e solistas convidados apresentam amanhã (26 de novembro) em Campo Grande.

O concerto, organizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, acontece na Paróquia São José, às 20h30, com entrada franca.

A série Concertos de Natal é apresentada anualmente pela Itaipu Binacional e já encantou platéias de várias cidades do país como Curitiba, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Campos do Jordão e Gramado.

A regência do concerto fica por conta do maestro Gil Gonçalves, que convidou como solistas na apresentação na Capital a soprano Kalinka Damiani e o tenor Dênis Lopes.

Serviço: A Paróquia São José fica na Rua Pedro Celestino, 1446, Centro. No sábado também acontece um concerto em Sidrolândia, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora Abadia, que fica na Rua Sergipe, 240, no Centro.

Impossíveis e Tocaia levam rock experiente para a Concha

Com extensa “quilometragem” na estrada do rock de Mato Grosso do Sul, os músicos das bandas Tocaia e Impossíveis levam rock em estado puro para o Som da Concha deste domingo (28 de novembro). As apresentações acontecem na Concha Acústica Helena Meirelles, a partir das 17h30, com entrada franca.

Quatro músicos, cada qual com seus projetos, mas que sentiam a necessidade de criar músicas e sons diferentes. Este foi o estopim do Tocaia. Hugo Carneiro (vocalista do Haiwanna), Márcio Armôa (guitarrista do Rockfeller), Rodrigo Faleiros e Diogo Zarate (baixista e baterista do Jennifer Magnética) trazem cada um suas influências pessoais, musicais, artísticas e até cinematográficas.

Através de reuniões descompromissadas, surgiram novas composições, novas idéias e a integração de todos num projeto sério tornou-se imediata. As influências artísticas do Tocaia se refletem até no nome da banda, proveniente do filme homônimo de 1987.

Impossíveis - Em agosto de 1993, amigos se uniram para tocar o universo de distorção, sujeira e crueza. Influenciados por filmes, quadrinhos e o rock dos anos 50 e 60, os quatro – que juntos são os Impossíveis - começaram a fazer um barulho danado, colecionando festivais junto a bandas como Ratos de Porão (SP), Mechanic's (GO), Holly Tree (SP), Mundo Livre S/A e fãs em apresentações em Mato Grosso do Sul.

Entre 2002 e 2003 os Impossíveis viveu um período difícil. Os 4 integrantes decidem terminar o projeto e se reciclarem, vindo a montar um novo trabalho: Astronauta Elvis. Porém, em 2005, os velhos fãs, animados por novos fãs que conheceram a banda pela internet, pedem aos integrantes um show.

Alguns foram feitos, com sucesso de público. Em 2007 o retorno foi oficializado para comemorar junto com seu público os 15 anos da banda, com as gravações do primeiro DVD.

Serviço - O projeto Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, nº 6000. Outras informações pelo telefone (67) 3314-2031. A entrada para os shows é franca.

Banda Eae-Jow se apresenta no Domingo Cultural na Feirona

A Banda Eae-Jow, que se apresentaria na Feira Central no último domingo, teve o show cancelado em virtude na chuva. Por conta disso, o projeto Domingo Cultural na Feira Central promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em parceria com a Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur) levará, neste domingo (28) o show ao local. O evento tem início às 19 horas e entrada gratuita.

O objetivo do projeto é levar apresentações gratuitas de música, poesia, teatro e dança a Feira Central aumentando assim o acesso da população às diferentes manifestações culturais. A banda convidada para esta edição é a Eae-Jow, que possui um estilo entre o pop e o reggae.

A banda se formou em 2007 na cidade de São Paulo e desde então vem ganhando destaque no cenário sul mato grossense interpretando sucessos de grupos como Natirruts, Chimarruts, Armandinho e O Rappa. Além disso, possui uma série de composições próprias como “Sol e Chuva”, “Como um Oceano” e “Vai dar Namoro”.

“Infelizmente tivemos que cancelar o evento no último domingo pois a chuva estava muito forte. Convidamos novamente essa banda, pois acreditamos na importância de levar os mais diversos tipos de manifestações culturais ao local”, acredita Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.

Serviço – A Feira Central de Campo Grande fica na Avenida 14 de Julho 3551. As apresentações são gratuitas e têm início às 19 horas.

Marco Luque se apresenta hoje na Capital

Nesta sexta-feira (26), Campo Grande recebe novamente o stand up comedy Tamo Junto! do ator e apresentador do programa CQC da rede Bandeirantes Marco Luque. No palco do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Luque contará histórias de sua vida de forma inusitada e sempre muito engraçada, levando o público a reflexões sobre assuntos do cotidiano.

O espetáculo foi eleito o Melhor Stand Up de 2009, pelo Guia Folha do jornal Folha de S. Paulo. O sucesso é tanto que a primeira sessão na Capital, às 22h, teve os ingressos esgotados rapidamente e houve a necessidade de abrir sessão extra, às 20h. Quem ainda quiser garantir o lugar pode comprar os ingressos na Imaginarium e CNA São Francisco. Restam poucos ingressos.

Há dez anos, Marco pendurou as chuteiras de jogador de futebol para tornar-se ator. Envolvido no teatro desde a infância, ele partiu para o humor. Atualmente, além do programa mantém um quadro na rádio Mix. O motoboy Jackson Faive, o taxista Silas Simplesmente, a empregada Mary Help e o carioca Pepe são alguns de seus personagens hilários que conquistaram o público.

Luque trabalhou na Companhia dos Ícones e no Quarteto em ri maior. Participou do grupo Comédia ao Cubo, dublou filmes, foi locutor, fez diversas campanhas publicitárias, atuou, nos espetáculos, Tudo Pela Fama, Quando as Máquinas param, O Auto da Barca do Inferno e Inês, participou do seriado Carga Pesada da Rede Globo. E para surpresa de muitos, atuou em peças do dramaturgo Plínio Marcos. No cinema pode ser visto em dois trabalhos de Marcelo Galvão: Bellini e o demônio e Rinha, onde interpreta Wilson, que é dono de uma das lutadoras de vale-tudo.

Após larga experiência nos palcos, descobriu recentemente seu talento de no gênero stand up comedy, expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor normalmente executado por apenas um comediante, que fica geralmente em pé e sem o auxílio de qualquer outro jogo de cena no palco. Também conhecida como humor de cara limpa, esse gênero privilegia o humorista munido apenas do microfone, sem personagem, fantasia ou acessórios, cujo material é, geralmente, escrito por ele mesmo, com texto original construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano. No formato cara limpa, o ator já se apresentou com o grupo A Divina Comédia, Improvável (espetáculo de improviso da companhia Barbixas) e Comédia ao Vivo.

Assim, Marco Luque vai argumentar com o público da Capital alguns assuntos do cotidiano, lembrará histórias de alguns acontecimentos pessoais, proporcionando a todos uma noite realmente muito divertida e engraçada.

Serviço - A Imaginarium está localizada no Shopping Campo Grande, e CNA São Francisco, na Rua Pernambuco, 873. Os valores são R$ 80,00, para o setor B (somente inteira), e R$ 60,00, para os demais setores (inteira e meia-entrada). A realização do espetáculo é da Sparta Produções. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 8412-0035 / 9261-8156.

Bonito abre amanhã Festival que terá sorvete de guavira

Bonito realiza amanhã e sábado a nona edição Festival da Guavira, fruta típica de Mato Grosso do Sul. Na programação espetáculos musicais, danças, teatro e artes plásticas, com espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, receitas elaboradas com a guavira, entre elas sorvete e cachaça, além, é claro, da própria fruta.

A festa surgiu como forma de incentivar a preservação dos recursos naturais de Bonito, na medida em que a guavira - uma fruta nativa na região - está sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado.

Típica do cerrado, adocicada, a guavira é da mesma família de plantas da goiaba, da jaboticaba e da pitanga, e brota naturalmente nos campos e pastagens.
O 9º Festival da Guavira de Bonito será realizado na Praça da Liberdade, com início previsto para às 20h. Na sexta-feira (26) Dila Alves faz o show de abertura e no sábado a apresentação é do grupo Alma Riograndense.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Bonito em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Funceb -Fundação de Cultura e Esporte de Bonito, Fundação de Turismo de MS, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Fundação de Cultura de MS, Sebrae, Sindicato Rural de Bonito e Iesf (Instituto de Ensino Superior da Funlec).

Marcos e Fernando fazem show hoje (26) na Valley

Hoje tem show especial na Valley e quem anima a noite é a dupla de Uberlândia Marcos e Fernando que traz grandes sucessos como “É NISSO QUE DÁ” que tem a participação de Bruno e Marrone e “FICA COMBINADO” que tem a participação de Jorge e Mateus e muitos outros sucessos. A dupla se apresenta hoje a partir das 22h na Valley acoustic bar e os convites já estão disponíveis na valley. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3025-5676.

Marco exibe filme gravado na fronteira com a Bolívia

"O Caso de Joanita", filme baseado em conto homônimo do escritor corumbaense Augusto César Proença, será exibido na próxima segunda-feira (29), às 20h, no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul). A entrada para assistir ao filme é de graça.

O roteiro, a fotografia e a direção são assinados pelo sul-mato-grossense Reynaldo Paes de Barros. É um filme de média-metragem de ficção, com duração de aproximadamente 30 minutos, gravado inteiramente em Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em outubro deste ano, ao longo de oito dias, pela produtora Aries Filmes, de São Paulo.

Os atores principais são da classe teatral de Campo Grande, como Luciana Kreutzer, que interpreta as nuances da personagem Joanita de forma inesquecível, e João Júlio Dittmar, que compõe um Nicanor autoritário, com muita propriedade.

O restante do elenco é corumbaense e também tem um desempenho superlativo: a experiente Bianca Machado é Olga, amiga leal de Joanita, enquanto o estreante Bruno Lopes surpreende como seu filho adolescente, Carlinhos.

O vídeo foi editado e finalizado em São Paulo por Pepe Chevs.

CTG realiza tertúlia entre amigos neste sábado

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência realizará no próximo sábado (27 de novembro), a partir das 20h, o evento “Tertúlia entre Amigos”.

De acordo com o patrão (presidente) da entidade tradicionalista, José Valdemir Rocha, a proposta é integrar os tradicionalistas e os sul-mato-grossenses, além de preservar as tradições gaúchas. “A tertúlia é um momento de integração, uma reunião de amigos, onde as pessoas podem se apresentar no palco e mostrar um pouco do folclore gaúcho”, ressalta.

Durante o evento serão apresentadas danças folclóricas pelos integrantes do CTG, que foram classificados no Fegams para representar Mato Grosso do Sul no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart). O Fenart acontecerá em janeiro, na cidade de Triunfo/RS. Entre as apresentações folclóricas, destaque para as danças birivas, que são danças exclusivamente masculinas.

Serviço - A “Tertúlia entre Amigos” é aberta à comunidade e o investimento é de R$ 10,00. O cardápio é arroz carreteiro e o CTG oferece pratos e talheres. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria do CTG ou na hora.

O CTG Tropeiros da Querência está localizado a Rua Miguel Sutil, 445, no bairro Vilas Boas. Informações pelos telefones 3341-1810 ou 9958-8147.


Teatro de Rua

Começou ontem e segue até domingo, dia 28 de novembro, o Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua e Mostra de Teatro de Rua. A programação completa do evento pode ser acessada na internet no site rbtrms.blogspot.com

Exposição Fotográfica

A mostra “Curumins”, que significa “crianças” em guarani, da jornalista Elis Regina Nogueira, será aberta hoje (26), às 19h30min, na Unipsico/MS e permanece aberta até o dia 25 de fevereiro. Serão 15 imagens coloridas das crianças em seu ambiente, Aldeia Guyra Roka, em Caarapó. A Unipsico fica na Rua Antônio Maria Coelho, 3.655, próximo à Ceará.

Culto Festivo

A Igreja Batista Nova Aliança realiza hoje (26), às 19h30min, um culto festivo em comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças. A mensagem será pregada pelo pastor Marcelo Moura da Silva. A Ibana fica na Rua Quéops, 98, Jardim Macapá. Mais informações nos telefones: 3388-1020 e 3388-1920.

Ex-alunos do Auxiliadora

A União das ex-alunas e ex-alunos da Fundação Maria Auxiliadora promoverá um dia festivo no colégio, no próximo dia 27 de novembro, a partir das 10h. Além do almoço, o evento também contará com oração de ação de graças.

Feira Natalina

A exposição com artigos de natal e artesanato regional ficará aberta até 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e sábado das 8h às 14h, no Memorial da Cultura e da Cidadania, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações sobre a feira na Gerência de Atividades Artesanais, pelo 3316-9333.

Mostra "Resina da Glória"

A mostra apresenta pinturas e esculturas que contemplam grande diversidade de materiais, técnicas e temáticas, refletindo influências e encontros expressivos entre as linguagens da arte, do cinema, fotografia, animação e da tecnologia digital. A exposição é resultado de trabalho de conclusão de curso dos formandos em Artes Visuais da UFMS e permanece no Memorial da Cultura até o dia 7 de janeiro de 2011, das 8h às 17h30min, com entrada franca.

Artesanato de MS

A IV Coletiva de Artesanato do MS aberta esta semana na Casa do Artesão permanece até 16 de março de 2011, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. A exposição demonstra o desenvolvimento do artesanato sul-mato-grossense em 2010.


Fonte: www.campograndenews.com.br
www.cadernob.com.br
www.correiodoestado.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes