quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Capital tem 26 bairros com alto índice de infestação da dengue

Vinte e seis bairros de Campo Grande apresentam alto índice de infestação do Aedes Aegypty, mosquito transmissor da dengue, e podem registrar epidemia da doença. A constatação é do Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypty (Liraa), realizado na 1ª semana deste mês pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Dentre os bairros, seis apresentaram índice considerado de alerta, já que está acima dos 2%. A situação é mais crítica ainda em três bairros (Guanandi, Taquarussu e Jacy), onde o percentual é de 4,8%. Outros três bairros em situação preocupante são Aero Rancho, São Conrado e Caiobá, onde duas casas em cada 100 apresentaram focos.

O coordenador de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alcides Ferreira explica que todo índice acima de 1% é preocupante e aumenta as chances de ocorrência de dengue nas regiões. O maior problema continua sendo a falta de cuidado da população, segundo ele. Maior parte dos focos encontrados pelas equipes do CCZ são dentro das casas e não em terrenos baldios ou locais abandonados. “Pelo que verificamos no Liraa, os focos de dengue estão nas casas e imóveis particulares e não em áreas abandonadas”, afirmou. Os principais locais nas residências em que foram identificados focos foram nas caixas d’água ou recipientes que são deixados no chão e em lonas que cobrem certos objetos.

Bairros nobres
Entre os bairros que apresentam índice acima de 1% estão bairros nobres da cidade, como o Chácara Cachoeira, Santa Fé, Autonomista, Carandá Bosque, Itanhagá Park, São Bento e Jardim dos Estados. Todos apresentaram percentual de infestação entre 1,1% e 1,9%. Ferreira destaca que o trabalho das equipes do CCZ nos bairros são constantes, mas quando o Liraa aponta as regiões mais vulneráveis, as ações são intensificadas.

Outros bairros que também apresentaram percentual acima de 1% de infestação são Mata do Jacinto, Vila Margarida, Estrela Dalva, Novos Estados, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, Tiradentes, São Lourenço, Jockey Clube, Piratininga, Los angeles, Lageado. “Há focos da dengue em todas as regiões da cidade, ninguém está imune e é por isso que é preciso cuidado constante contra a doença”, alerta.

Mudança
No Liraa realizado em outubro de 2011 em Campo Grande, os bairros e índices de infestação identificados eram outros. No ano passado, 27 bairros apresentavam situação de atenção, sendo que os que corriam mais risco eram Batistão, Tarumã e Coophavila II. À época o percentual de infestação chegava a 3,6%. Neste último relatório, o Liraa nesses bairros foi de 1%. A redução, conforme Ferreira, ocorreu devido a intensificação dos trabalhos das equipes do CCZ nesses locais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes