terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Viver Legal será ampliado e beneficiará também Orla Morena

O Programa Viver Legal da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deve ser ampliado para oferecer atividades físicas para a população que mora no entorno da Orla Morena. Atualmente, o programa funciona em 63 Unidades Básicas de Saúde e beneficia cerca de duas mil pessoas.

“Estamos na fase de mobilização dos moradores para avisar que, provavelmente em março, profissionais da prefeitura vão orientar os interessados em praticar exercícios físicos na Orla Morena”, confirma Enelita Mazon, gerente técnica de atividades físicas da Sesau.

A idéia de incentivar a população a se exercitar começou em 2005, mas o programa Viver Legal não atende apenas portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos) ou pessoas da terceira idade, de acordo com Enelita. “A atividade física auxilia no controle das doenças crônicas e, também, é indicada para as pessoas saudáveis, como uma forma de prevenir o aparecimento das doenças”, argumentou.

O projeto da Sesau inclui caminhadas, academia ao ar livre, capoeira, danças regionais, hidroginástica, entre outros exercícios praticados na própria unidade de saúde ou nos centros comunitários e praças dos bairros da Capital. “O sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para as doenças crônicas”, completou a gerente de atividades físicas da Sesau.

Vigitel – Todos os anos, o Ministério da Saúde realiza uma pesquisa nas 27 capitais do país para elaborar a “Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não transmissíveis”, denominado Vigitel. Em 2009, Campo Grande ficou em primeiro lugar entre as capitais com maior número de mulheres obesas (acima de 18 anos) e em segundo lugar em relação ao percentual de mulheres com excesso de peso.

No mesmo levantamento, a Capital ficou em sexto lugar referente ao número de homens com obesidade (também acima de 18 anos) e oitavo lugar no percentual de homens com excesso de peso.

Por Caderno B

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes