sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Guias em Salvador estão preparados para receber turistas em 11 idiomas

Estrangeiros que viajam para curtir o carnaval brasileiro em Salvador vão contar, entre os dias 3 e 8 de março, com um receptivo treinado para dar informações e tirar dúvidas em 11 idiomas. A atuação dos guias ocorrerá em duas frentes: por meio do call center “Disque Bahia Turismo”; e presencialmente, ao longo dos circuitos Pelourinho, Campo Grande e Barra/Ondina.

“A iniciativa foi desenvolvida dentro do programa de fidelização do público. Acreditamos que o turista deve ser bem tratado, bem recebido, para que volte à Bahia”, diz ao G1 o secretário de Turismo Domingos Leonelli.

A Operação Carnaval, como é chamada a ação do receptivo, também deve evitar outro grande problema da folia baiana: a ocupação de policiais para a solicitação de informações pelos turistas. “Os turistas costumam perguntar aos policiais qual o próximo bloco a desfilar, ou onde fica a farmácia mais próxima, por exemplo, e há a sobrecarga do policial, que também tem sua função de policiamento e de prevenção de distúrbios. Os guias e monitores chegam para resolver esse problema, difundir a informação”, afirma.

Por meio do telefone (71) 3103-3103, o "Disque Bahia Turismo", o turista poderá pedir informações e tirar dúvidas em 11 idiomas: português, inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, russo, mandarim, japonês, croata e suíço.

Já no aeroporto, na rodoviária, no porto, terminais, nos principais hotéis de Salvador e ao longo de todo o circuito do carnaval, guias e monitores devidamente uniformizados irão atender os turistas em português, inglês e espanhol. Caso o turista precise se comunicar em outro idioma, a Secretaria explica que o próprio monitor colocará o turista em contato, por telefone, com as equipes do call center.

“Teremos profissionais à disposição 24 horas, todos os dias do carnaval. Ao todo teremos 600 pessoas que foram treinadas para esse receptivo”, diz Leonelli.

Até 2010, segundo o secretário, os guias e monitores distribuídos pelos circuitos ocupavam os mesmos postos de observação dos policiais. Neste ano, na quarta edição da operação, os guias terão seus próprios postos, próximos aos policiais, sinalizados com a expressão “Can I help you?”.

Ainda para facilitar a comunicação dos turistas e moradores durante a folia, a Secretaria irá integrar os sistemas da polícia aos do call center. "O nosso sistema de informações, usado pelo call center, terá interface com o sistema de inteligência da polícia. Por isso, se houver alguma ocorrência, algum desaparecido, por exemplo, o turista poderá se informar com a equipe do call center", explica o secretário.

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