segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Murilo Zauith é o novo prefeito de Dourados

Após perder as eleições para o Senado, o ex-governador Murilo Zauith (DEM) conseguiu se eleger prefeito em Dourados.As eleições suplementares ocorreram ontem no município em razão do então prefeito Ari Artuzi(PDT) e o vice Carlinhos Cantor renunciarem aos cargos. Eles são acusados, com outras pessoas, de corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Às 18h45 (horário local), encerrou a apuração das 384 urnas. Com a totalização final dos votos, o candidato Murilo Zauith (DEM) foi o vencedor dessas eleições e escolhido para ser o novo Prefeito de Dourados juntamente com a sua Vice, Dinaci Ranzi (PT). Zauith foi eleito com 70.906 votos, ou seja, 80,06% do total de votos dos eleitores que compareceram às urnas.

Do total de 139.281 eleitores, 101.135 votaram e 38.146 não compareceram. Do total de 101.135 que votaram, 5.745 votaram em branco e 6.829 votaram nulo. O novo Presidente do TRE-MS, desembargador Josué de Oliveira, e os Juízes Eleitorais da 18ª ZE e 43ª ZE de Dourados acompanharam - de perto - a votação nas seções eleitorais, inclusive em aldeias indígenas.

Foram usadas 384 urnas eletrônicas nas 384 seções eleitorais. Somente cinco urnas apresentaram algum tipo de problema, sendo necessário substituir duas.

Os dois cartórios de Dourados, 18ª ZE e 43ª ZE, convocaram 1.536 mesários para trabalhar na eleição desse domingo. O custo estimado da eleição em Dourados e o orçamento disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para o TRE-MS foi de R$ 330.658,00.

Biografia

Nascido em Barretos (SP), Murilo Zauith tem 60 anos, é casado e pai de dois filhos. Chegou a Dourados em 1976, logo depois de se formar em Engenharia Civil, e atuou no ramo até a década de 1990.

A atuação de Zauith na área de educação douradense é destacada, e teve início com a criação de faculdades de Direito e Administração no final dos anos de 1970. Como diretor, conduziu o processo de transformação das faculdades na atual Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) - hoje com mais de trinta cursos instalados.

Política

Em 1993, iniciou sua carreira política ao assumir a secretaria de Planejamento da prefeitura de Dourados. Elegeu-se deputado estadual em 1994, e foi reeleito no mandato seguinte. Chegou à Câmara Federal em 2002 com mais de 68 mil votos.

Aliou-se a André Puccinelli para encabeçar a chapa vitoriosa ao governo do Estado em 2006. Em 2010, porém, foi preterido na aliança com o governador para dar lugar a Simone Tebet como vice pela reeleição. Restou ao presidente estadual do Democratas concorrer a uma vaga no Senado. Obteve 512 mil votos e ficou em terceiro lugar, atrás dos eleitos Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio Amaral (PT).

Homenagens

- 2003: Grau de Grande Oficial Comenda da Ordem dos Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul
- 2005: título de Cidadão Sul-Mato-Grossense concedido pela Assembléia Legislativa
- Cidadão Honorário de Aral Moreira, Douradina, Dourados, Inocência, Navirai, Nova Alvorada, Ponta Porã.

Por Capital News

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes