domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dormir mal aumenta chances de hipertensão

É um erro pensar que os problemas do sono atingem apenas o dia seguinte. O desgaste e a falta de vontade que uma noite mal dormida proporciona são sintomas claros das anomalias dos insones, por exemplo. Contudo, quem não consegue viver em paz com o travesseiro pode carregar enfermidades que vão muito além do cansaço depois do despertar.

A hipertensão é um dos problemas que se intensificam em decorrência de um sono ruim. Por esse motivo e por outros causados pelo descanso ineficaz do organismo é importante que os indivíduos procurem um especialista assim que detectarem problemas frequentes. Essa ida ao médico poderá ajudar o paciente a dormir melhor e descobrir eventuais padrões que o corpo adquiriu em decorrência do sono de má qualidade.
Dormir mal aumenta chances de hipertensão - Foto: Getty Images

No caso da hipertensão, um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que um dos fatores que causam menores níveis de pressão arterial é um sono profundo e ininterrupto. No Brasil, os médicos que cuidam do sono dos pacientes já incluem a pressão arterial como uma das preocupações a serem abordadas quando uma pessoa se apresenta para uma consulta com dificuldade para dormir. É importante lembrar que a hipertensão não é a causadora da noite ruim, mas sim o contrário: quando alguém não consegue dormir bem, a hipertensão pode aparecer.

A neurologista e responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz, Rosa Hasan, explica que, de fato, a dificuldade no descanso noturno age como se o paciente estivesse sob um estado frequente de estresse. Segundo a especialista, dormir mal aumenta a atividade da adrenalina no corpo. Isso deixa o organismo em estado de alerta, como se fosse um estado de estresse.
Saiba Mais

De acordo com Rosa Hasan, não é apenas a insônia que pode causar a hipertensão. A má qualidade do sono tem um efeito similar aos sentidos pelos insones em suas atividades cotidianas. Por isso, é importante ter um sono ininterrupto e que seja profundo.

Como a hipertensão é um fator de risco e uma chamada "doença silenciosa", que ajuda a deteriorar os órgãos sem causar sintomas de dor, os indivíduos que não têm um sono de qualidade precisam fazer a medição da pressão arterial regularmente e, caso os problemas decorridos das noites ruins tenham causado quadro hipertensivo, os médicos podem até receitar medicamentos para o controle desse quadro enquanto o sono não é normalizado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes