Por Divicity.com
O Manchetes trouxe hoje uma lista de 28 dicas para quem quer dirigir de forma econômica, obtendo o máximo rendimento do combustível. As sugestões foram elaboradas pela rede de assistência norte-americana ProCarCare.
1. Evite esquentar o carro antes de sair. Ligue o carro, acelere suavemente e saia normalmente.
2. Se o tempo de espera para abertura do semáforo for menor do que um minuto, mantenha o carro ligado. Se for superior a isso, desligue. Um minuto de marcha lenta consome mais combustível do que é necessário para reiniciar o motor.
3. Evite paradas súbitas e muitos reinícios. A aceleração forçada usa mais de um terço a mais de combustível. Atinja sua velocidade desejada com o pé firme no acelador e pare paulatinamente.
4. Dirija em um ritmo constante. Planeje sua rota para evitar o para-e-anda do trânsito. Fique atento ao movimento ao seu redor para evitar constantes paradas súbitas e acelerações.
5. Alguns sistemas de semáforos são cronometrados para abrir quando um carro se aproxima a determinada velocidade. Se você mantiver um ritmo constante, pode acionar o verde mais facilmente do que se chegar rapidamente.
6. É difícil, mas procure evitar os engarrafamentos. Mesmo com as paradas e semáforos dos caminhos alternativos, eles são bem mais econômicos do que ficar parado no trânsito, que pode aumentar o consumo em 50%.
7. Escolha a sua superfície de pista. Dirigir em ruas esburacadas pode aumentar o gasto de combustível em até 30%.
8. Evite o excesso de frenagem. A necessidade de frear pode muitas vezes ser diminuída controlando as marchas.
9. Some várias viagens curtas em uma única viagem. Passeios curtos não deixam o motor atingir a temperatura de funcionamento mais eficiente. Ao combinar vários trechos curtos, você pode economizar ao tirar proveito da eficiência do veículo aquecido.
11. Se você tem mais de um veículo, use o mais econômico no dia a dia.
12. Use a transmissão corretamente. Se o carro for manual, mude de marcha assim que o carro estiver "pedindo" a próxima. Em carro automático, tire o pé levemente do acelador para a mudança de marcha acontecer mais cedo.
13. Ao se aproximar de subidas, não espere até que o veículo comece a se "arrastar" antes de mudar as marchas. Não acelere no início da subida, pois o aumento de velocidade é leve e o consumo de combustível, elevado. Você pode minimizar a perda de velocidade gradualmente aumentando a velocidade enquanto se aproxima de uma ladeira.
14. Se puder, evite dirigir no mau tempo. A chuva pode aumentar o consumo, assim como o vento forte, em até 10%.
15. A temperatura de verão moderado é melhor para economizar combustível que o frio. Um calorzinho de 21° C é muito mais favorável ao carro que o friozão do auge do inverno.
16. Se o carro vier equipado com um cruise control, aproveite esse mecanismo, que ajuda a economizar combustível quando se mantém uma velocidade constante.
17. A melhor economia de combustível é obtida em velocidades moderadas, nem baixas nem altas demais.
18. Use o ar-condicionado quando em alta velocidade. Embora o peso e o funcionamento do ar-condicionado reduzam a economia, testes demonstraram que o arrasto do vento de 55 km/h com as janelas abertas podem consumir mais combustível que o uso do ar condicionado com as janelas fechadas. Não vale a pena usar o aparelho em velocidades baixas, quando o melhor é abrir as janelas para ventilar o carro.
19. Não leve peso desnecessário no porta-malas. O peso é o maior fator para o uso de combustível. Cerca de 45 kg a mais representam gasto de 1% de combustível a mais.
20. Não coloque bagagem em um rack sobre o carro. Isso pode afetar a aerodinâmica, aumentando a resistência do ar.
21. Aprenda a dirigir por instrumentos. A leitura do tacômetro (se equipado) pode manter o motor na faixa ideal de funcionamento de 1000 a 3000 rpm. Um vacuômetro indica o vácuo do motor maior.
22. Relaxe enquanto estiver dirigindo. Encontre uma posição de condução confortável, ajustando o banco antes de dar a partida.
23. Evite comprar pneus de tala larga, que só criam mais resistência ao rolamento. Atenha-se às recomendações do fabricante.
24. Se estiver estacionado em uma descida, dê a partida na segunda marcha.
25. Em carro de quatro cilindros, aprenda a mover o pedal do acelerador para evitar a ativação do circuito secundário, exceto em caso de emergência.
26. Evite o uso de flaps ou grandes retrovisores, a não ser que seja necessário. Eles criam mais resistência do ar.
27. Não dirija rápido até que o motor esteja totalmente aquecido em sua temperatura normal de funcionamento.
28. Anote seu consumo e tente descobrir em quais períodos o carro gastou mais ou menos.
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