segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A natureza estonteante de Costa Rica - MS

Repleta de paisagens magníficas, Costa Rica tem se tornado uma referência constante para os turistas, tanto amantes da natureza quanto apaixonados por esportes.

Costa Rica está localizada na região nordeste de Mato Grosso do Sul, a 390 km da capital. Possui 5.362,58 km² e 19.670 habitantes aproximadamente. Seu relevo é variado = tem leves ondulações, mas também chapadões e planaltos rampeados. O município está situado entre as bacias dos rios Araguaia, Paraguai (rios Taquari e Jaurú) e do Paraná (rio Sucuriú, nascentes do Aporé e corrente de Goiás).
Embora tenha sido elevada a município em 1980, através da Lei 76, de 12/05/1980, a região já é ocupada desde 1838, quando o major Martin Gabriel de Melo Taques e sua esposa chegam ao local fugindo da Guerra dos Farrapos. Eles sobem o rio Paraguai até Corumbá e, através do Taquari, até suas nascentes nas bordas do Chapadão de Baús. Cruza o chapadão, chegando até as margens do rio Sucuriú, onde efetua posse (hoje Capela dos Baús), denominada Fazenda Santo Antônio dos Dois Córregos.

Baseado no site www.costaricams.com.br, que apresenta tudo o que precisar saber sobre Costa Rica, o Manchetes de Campo Grande descreve abaixo 10 pontos turísticos de tirar o fôlego:

Parque Natural Municipal Salto o Sucuriú
- Localizado junto ao perímetro urbano da cidade, a menos de 3 km do centro, o Parque oferece a melhor estrutura - segurança, aparelhamento e organização - para a prática de esportes radicais. Ali se encontram, reunidos em um único local, o maior e mais completo circuito de arborismo, rapel, tirolesa e rafting de toda a região Centro-Oeste.



Parque Nacional das Nascentes do Taquari
- Com 30.618 hectares, abrange os municípios de Costa Rica e Alcinópolis, sendo um importante corredor ecológico do Cerrado-Pantanal. Destaque para os sítios arqueológicos, de 11.000 anos de idade, e registram os 'peabirus' (antigas rotas), onde há vestígios de pinturas rupestres em cavernas e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região. São cenários de ampla beleza e rica biodiversidade, a 50 km do centro do município.



Parque Natural Municipal da Lage

- Um parque de 6,33 hectares, com rica biodiversidade, que pode ser conhecido através de uma trilha ecológica, levando a conhecer paisagens diversificadas como mata ciliar, cânion, grotas, além de diversas cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais de águas transparentes. Fica a 17 km do centro da cidade.



Parque Nacional das Emas
- É uma reserva de 131.868 hectares, abrangendo os municípios de Costa Rica (MS), Chapadão do Céu e Mineiros (GO). Sua vegetação consiste em campos limpos, campos sujos, buritizais, cerradão e mata ciliar. Dentre suas principais atrações, a mais interessante é a bioluminescência dos cupinzeiros denominado "luzes dos Chapadões". É uma irradiação de luzes fosforescentes, de coloração azul esverdeada, produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros. O parque está a 47 km da cidade.



RPPN Ponte de Pedra
- O rio Sucuriú divide-se em dois braços d'água, sendo que o da esquerda mergulha embaixo de vários blocos de pedra, criando uma ponte natural de pedras. Oferece condições favoráveis para a prática de rafting com uam grande proporção de adrenalina. Localiza-se a 56 km da cidade.



Cachoeira das Araras

- Queda de 30 metros. Apresenta uma vegetação rica em espécies do cerrado, mata estacionária e ciliar de encosta com formação de vale profundo. Ideal para rapel e passeio a cavalo. A 45 km da cidade.








Cachoeira da Rapadura

- Sequência de pequenos saltos de águas cristalinas, início da descida do Sucuriú na borda do Planalto Central Brasileiro. Fica a 33 km da cidade.




Gruta do Tope da Pedra
- É um bloco de arenito silificado, cortado por uma fenda, onde há uma grande quantidade de inscrições rupestres, marca da passagem dos primeiros habitantes pré-históricos da região. Está a 54 km da cidade.




Água Santa do Paraíso
- É formado por antigos gêiseres (nascentes termais que entram em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar) em extinção, de aproximadamente 63.000 anos. O derrame balsático da bacia do rio Paraná exerce pressão constante na água, debaixo para cima, fazendo com que qualquer corpo que adentre a lagoa se mantenha à flor da água e não afunde, proporcionando uma excelente hidromassagem e um "peeling" natural. As águas que afloram nestes poços vêm de um lençol freático profundo que está em contato com a camada de rocha ainda aquecida, o que faz a água entrar em ebulição e por meio de pressão a água aflorar através de canais à superfície. Está localizada a 63 km da cidade, no distrito de Paraíso.


Capela do Santo Fujão
- Esse nome se deve à seguinte história: a esposa do major Martim Gabriel de Melo Taques era católica devota de Senhor Bom Jesus, e a imagem que tinha deste santo era o destaque na capelinha que foi construída perto de sua casa.
Tempos depois, ela teve uma doença incurável e morreu. Desgostoso, o major juntou sua mudança, colocou tudo em carros de boi e pegou a estrada de volta a São Paulo. No caminho, no meio de uma tempestade, um raio matou uma das juntas de boi, justo aquela que levava o Santo. Acreditando num "aviso dos céus", o major voltou ao povoado e lá ficou até o fim de seus dias.
A tradição religiosa da família do major foi mantida pelos moradores do lugar, que resolveram construir nova igrejinha para o santo, pois a anterior já estava caindo, de tão velha. No dia seguinte à imagem já ter sido colocada na nova igreja, houve uma surpresa: o Senhor Bom Jesus havia "voltado" para a antiga capelinha. Assombrados, os morados levaram o 'santo fujão' novamente para a igreja construída, mas o fato se repetiu por inúmeras vezes. Para resolver de vez a questão, evitando novas "escapulidas", os devotos enão decidiram cortar os pés da imagem do Senhor Bom Jesus. A 45 km da cidade, no distrito de Capela.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes