quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Morgana Zhen

Natural de Campo Grande, porém adotou a cidade de Bonito, por sua paz, natureza e por buscar novos horizontes. Assim é Morgana Zhen, cantora, professora, artesã e produtora. Sobre como percebeu seu talento para a música, ela responde: "Tive a felicidade de fazer primário numa escola onde a alfabetização era feita através do canto. Tabuada, abecedário, aprendíamos cantando. Adorava cantar hinos que antes faziam parte da grade curricular." Ganhou também grande contribuição de sua mãe, que a incentivava muito e lhe mostrou a música popular brasileira. "Nossa música é muito rica em harmonia, melodia e ritmo. Infelizmente não é muito reconhecida, mas Graças a Deus tenho uma postura musical e sou feliz por poder cantar músicas que gosto e que não são nada fáceis de executar, tamanha riqueza harmônica", ressalta ela.
Início- Morgana canta profissionalmente há 17 anos, mas iniciou a carreira artística aos 13 anos, cantando na Banda Marcial. "Não recebia cachê, mas em contrapartida aprendi muito", afirma. Sempre envolvida com arte, aos 4 anos iniciou-se no ballet clássico, contudo interrompeu o curso aos 11 anos de idade. Se considera uma bailarina frustrada, mas logo em seguida surgiu a música, que pôde preencher sua vida, e onde ela acredita que estava predestinada. "A dança e a música têm uma ligação muito bacana e uma influencia a outra", diz.

Trabalhos- Já gravou 2 CD's demo, mas ainda não gravou profissionalmente. Segundo ela, devido a uma politicagem nos Projetos de Incentivo à Cultura, que dão preferência mais a artistas de fora. Apesar disso, ela é confiante no futuro. Acredita que o que é seu virá na hora certa, pois Deus sabe o amor que tem pela música e como se dedica a ela.

Influências- Morgana diz que é muito injusto citar somente alguns nomes, dentro da vasta Música Popular Brasileira, mas a lista segue: Clara Nunes, Alcione, Nara Leão, Elis Regina, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nei Matogrosso, e da nova geração, Roberta Sá, Maria Rita, Maria Gadú. Tem também influências internacionais, como Sarah Vaughan, Dina Washington, Aretha Franklin e Ella Fitzgerald.
Ela afirma que seu repertório é selecionadíssimo, e muito elogiado pelos apreciadores da boa música. E que, mesmo com o cenário musical estar mais aberto a outros estilos, como o sertanejo, por exemplo, enfatiza que a música, seja ela qual estilo for, tem que emocionar, tocar profundamente o íntimo, sentir na alma!

Instrumentista- Toca violão, saxofone, flauta e percussão. Morgana adora conhecer novos instrumentos. No momento, está aprimorando o violão e estudando teclado. Costuma tocar percussão nos show, mas diz que nos bares, o trio Morgana, Deus e violão é mais presente.

Situação marcante- Foram várias, mas a que Morgana lembra com carinho foi quando recebeu uma serenata de um rapaz que gostava na adolescência. "Quando abri a porta, ele estava bem na frente de todos os meus amigos e me pediu em namoro. Romântico, né? Gostaria que a serenata e o namoro entrassem na moda novamente. Tive a sorte de vivenciar isso."

Paralelo à carreira- "Sou publicitária, fotógrafa e jornalista. Trabalho como assessora parlamentar no período matutino e tenho uma escola de música que funciona nos períodos vespertino e noturno". Morgana também é artesã e adora fazer trabalhos com materiais recicláveis. Assim como na música, em tudo o que faz está sempre procurando se aprimorar. "Penso que tudo que você aprende, serve para outras coisas. Basta apenas estar atento", ressalta.

Projetos futuros- Casar novamente, gravar um CD, acima de tudo...SER FELIZ! "Tenho muitos sonhos e vontade de realizá-los. Atualmente vivo um dia de cada vez e procuro fazer deste dia o mais feliz e realizado da minha vida".
Mensagem- "Criou-se alguns estereótipos de que o bom violonista é aquele que dá pancada no violão, e os bons cantores são os que têm "vozeirão". Acho que está faltando sensibilidade nas pessoas. O violão, por exemplo, é um instrumento de cordas dedilháveis, mas poucos executam esta técnica, preferem o batidão. E uma voz suave pode sim cantar um samba-enredo, desde que o arranjo seja voltado para a sua voz. Tivemos uma grande cantora de voz suave, a Nara Leão. Por que não voltar a reconhecer esse tipo de voz, e violonista, como João Gilberto, que revolucionou nossa música com a Bossa Nova? Eu mesma respondo. Em relação ao violonista, é porque é bem mais fácil fazer 10 notinhas e fazer o batidão, do que estudar harmonia e executar o dedilhado. Quanto à voz suave, acho que está mais fácil reverter. Temos grandes cantoras de voz suave como Roberta Sá, Céu, Mariana Aidar, entre outras. Sou feliz com a voz que Deus me deu e nunca esqueço o elogio de uma fã. Sua voz entra suave nos meus ouvidos!

Contato para show: (67) 8422-0694 - E-mail: morganazhen@gmail.com

1 comentários:

Unknown disse...

MARAVILHOSA!!!

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes