quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guarda Municipal de Campo Grande

Há mais de 20 anos Campo Grande conta com a Guarda Municipal para proteção e conservação dos bens públicos municipais. Mas somente há 2 anos foi realizado o primeiro concurso. A Guarda Municipal conta hoje com 1.070 servidores, entre homens e mulheres, e de acordo com seu coordenador, o tenente coronel Paulo César Monteiro Ayres, o objetivo é chegar a 1.200 guardas.
Todos esses servidores se revezam em escalas não fixas ainda, não podendo ultrapassar 250 horas de trabalho ao mês. Cuidam de 284 lugares públicos, entre eles praças, postos de saúdes e escolas. O Guarda Municipal ainda não trabalha armado, porém possui uma tonfa - uma espécie de cacetete. Mas trabalha em conjunto com a polícia, dando voz de prisão e apreendendo o meliante, se necessário for. Se uma ação como esta surge, o Guarda entra em contato imediatamente com a Polícia Militar. Há na Guarda Municipal um grupo denominado Grupo Tático de Apoio (GTA), com aproximadamente 100 guardas, treinados para ações com patrulhamento preventivo, com técnicas de abordagem e até mesmo investigações.

Coronel Ayres afirma que ainda neste ano os Guardas terão cursos de aprimoramento, entre eles Segurança Patrimonial e Direitos Humanos. Este último faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) - plano do governo federal, que busca a qualificação de profissionais de segurança pública.

Estatísticas- Só no mês de julho, foram 884 rondas em áreas públicas, com 21 operações em eventos promovidos pela prefeitura, como o Arraial de Santo Antônio, Jogos da Copa e Operação Praça Segura. De junho a agosto deste ano, foram totalizados 1.414 rondas, 44 eventos da prefeitura, 25 casos encaminhados à polícia, 15 flagrantes, 9 atendimentos sócio-humanitários e 20 apoios à Defesa Civil.


Fotos: http://gmcg.blogspot.com (blog da Guarda Municipal) e www.capitalnews.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes