Equipamentos instalados em três pontos de Campo Grande já estão multando veículos que trafegam com velocidade acima do permitido ou no sinal vermelho. Quem for flagrado, terá de pagar multa e ainda perde pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o equipamento que passou a multar mais recentemente é o instalado na Rua Joaquim Murtinho, em frente ao Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.
No local, motoristas têm opiniões divergentes sobre os radares. Para o vigilante Vagner Franco, a fiscalização não tem sentido, pois naquele ponto “não há como desenvolver velocidade”. “Isso é uma máquina de fazer dinheiro”, criticou.
Maiquel Santos, de 21 anos, considera positiva a fiscalização. “Os motoristas que sentem que a via oferece condição para correr, desenvolvem maior velocidade mesmo”, pontuou.
Ana Paula Peixoto, de 23 anos, tem opinião parecida. “É uma medida efetiva para conter alta velocidade. Esse é o caminho”.
Na opinião do motorista Francisco Macedo, a instalação dos equipamentos é necessária, principalmente, para conter motoristas que avançam o sinal vermelho. “Já tive problemas no trânsito por conta de outros que furam o sinal. E isso é um problema”, comentou.
Flagra – A reportagem do Campo Grande News testemunhou pelo menos três motoristas que avançaram o sinal vermelho, em apenas 20 minutos. Em entrevista com um deles, o motorista admitiu que não percebeu o semáforo vermelho e também desconhecia que o radar estava em funcionamento.
O motorista, que é morador de um assentamento próximo ao município de Ribas do Rio Pardo, defendeu-se dizendo que não vem frequentemente a Campo Grande e aproveitou para criticar a existência do radar em frente ao Centro de Convivência. “Radares têm de serem instalados em vias expressas. Porque um radar se já existe o semáforo?”, questionou.
Em vigor - Desde o último dia 6 as infrações flagradas pelo radar já geram multas. Antes dessa data o equipamento operava apenas em caráter educativo.
Também já geram multas os radares localizados em frente ao terminal rodoviário, na avenida Gury Marques, e na Joaquim Murtinho, em frente à Escola Estadual Hércules Maymone.
Ainda não estão funcionando, nem em caráter educativo, os equipamentos instalados no cruzamento da Rua Salgado Filho com a avenida Fábio Zahran (Via Morena); no da avenida Mato Grosso com a Rua Bahia; no da rua Antônio Maria Coelho com avenida Noroeste, e em frente aos terminais de transbordo: Aero Rancho, Morenão e Guaicurus. Segundo a Agetran, estes ainda não foram aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), avançar o sinal vermelho e trafegar com velocidade acima do permitido são infrações gravíssimas. A multa é de R$ 574,72 e sete pontos na CNH.
Foto: Simão Nogueira
Por Campo Grande News
1 comentários:
Esse infeliz que veio de Ribas do Rio pardo, não sabe que semáforo serve para conter o trânsito de uma via e liberar o mesmo da via transversal? E se existe o radar é para multar motoristas como ele, que não respeitam sinal vermelho! Esse cara tinha que ser preso. Justificou seu erro criticando as leis de trânsito, me poupe.
Postar um comentário