Por Caderno B
Fundac apóia neste domingo Festival de Hip Hop
Com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), será realizado no próximo dia 21 (domingo), o Festival União MS de Hip Hop. O evento, que acontece no Teatro de Arena do Horto Florestal tem início às 15 horas e entrada gratuita.
A primeira edição do Festival foi realizada em maio de 2005, no ginásio do Bairro Vida Nova. A Iniciativa surgiu do grupo DC e, desde então, conta com o apoio da Fundac. “Esse é o único evento oficial voltado ao hip hop que é promovido em Campo Grande. Acreditamos que é muito importante para o fortalecimento dessa cultura”, aponta Roberto Figueiredo, diretor presidente da Fundac.
Desde 2008, o evento é realizado no Horto Florestal, um local central e estratégico que possibilita o acesso de pessoas de todos os bairros de Campo Grande. O Festival reúne os quatro elementos do hip-hop: grafite, MC, DJ e b-boys. Além disso, possui um lado social, já que arrecada agasalhos e alimentos e doa para entidades beneficentes.
A previsão é que o evento deste domingo seja realizado entre as 15 horas e as 17 horas e conte com a presença dos seguintes grupos: Rima de Rua, Inspiração Divinal (gospel), Provérbio de Rua (gospel), Atitude Cristã (gospel), Só Idéia Forte, Dupla Permanência (gospel), Conspiração, Sacrifício Pessoal (gospel), Falange da Rima e Direito Criminal.
O grupo responsável pela organização do evento, o Direito Criminal, existe há sete anos no Bairro Nova Lima. Atualmente é composto por MC Neto, MC Luan, MC Leo e DJ Nés. Suas letras retratam o cotidiano dos moradores, especialmente a pobreza e a violência.
FCMS inaugura Feira Natalina do Artesanato no Memorial
O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), inaugura nesta sexta-feira (19) a IV Feira Natalina do Artesanato de Mato Grosso do Sul, na sobreloja do Memorial da Cultura e da Cidadania. A abertura, às 19 horas, terá show com o grupo campo-grandense Batepé. A entrada é franca. Serviço
A exposição fica aberta até 17 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e sábado das 8h às 14h. O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações sobre a feira na Gerência de Atividades Artesanais, pelo 3316-9333.
Gobstopper e Professor Lão são atrações do Som da Concha
O Som da Concha deste domingo (21) apresenta o som marcante das bandas Professor Lao e Gobstopper. As apresentações acontecem a partir das 17h30 na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, com entrada franca.
O projeto Som da Concha é uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Fundação Manoel de Barros, TV Pantanal, rádio 103,7 Uniderp FM e TV Brasil Pantanal.
Professor Lao
Idealizada por Marcus Câmara em setembro de 2009, a Banda Professor Lao, começa uma formação independente e apresenta a música “Notícias Populares” no Festival Universitário da Canção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conquistando a premiação de 2ª melhor música e de música mais irreverente.
O ano segue com trabalho de composição e registro das músicas em estúdio. Já em 2010 são lançados o myspace e o palcoprincipal, no Brasil e em Portugal simultaneamente. Em Portugal, a banda atinge o 1˚ lugar, em acesso e execução, entre as 113 bandas brasileiras de estilo alternativo na internet.
Formam a Banda Professor Lao os músicos Ernani Junior, Jean Stringheta (Bateria) e Julio Victor (guitarra). Com essa formação que a Banda se lança na música de Mato Grosso do Sul para divulgar seu trabalho de pesquisa sonora que, pode ser classificado como IndieRockPopUp, ou Rock Popular Independente e Alegre.
Gobstopper
A escolha das melodias doces – o chamado chocorrock, como apelidam os próprios músicos - por muitas vezes camuflam letras envenenadas de sarcasmo. Demonstração de maturidade musical combinada com experimentações despretensiosas, mas certeiras.
Som da Concha
O Som da Concha é uma realização da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que prevê apresentação de shows em domingos alternados. A Concha Acústica Helena Meirelles fica no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antonio Maria Coelho, nº 6000. Outras informações pelo telefone (67) 3314-2031. A entrada para os shows é franca.
O Pássaro Azul - Em Busca da Felicidade vai ao Glauce
Com recursos de um convênio entre do governo do Estado e do Ministério da Cultura, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Ponto de Cultura Viver Bem realiza o espetáculo “O pássaro azul – em busca da felicidade”,
Nesta segunda feira (22), às 19h, no Teatro Glauce Rocha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A entrada é gratuita.
O Ponto de Cultura Viver Bem, que atualmente integra a Rede Estadual de Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul, foi iniciado em fevereiro de 2010, atendendo à população do Bairro Nova Lima com diversos projetos culturais.
O projeto de música atende crianças e jovens com aulas de instrumentos e teoria musical, atividade que resultou na Orquestra Jovem Viver Bem, grupo que vem realizando diversas apresentações em Campo Grande.
O projeto de balé leva à comunidade a oportunidade de aprender e apreciar essa arte e o projeto de artes visuais atende principalmente às donas de casa e as senhoras da terceira idade com atividades como pintura em tecido, bordado e crochê.
O projeto de teatro musical é voltado para a interpretação e canto e o projeto de cinema está aberto a toda população e traz para a sede do Ponto de Cultura, os familiares dos alunos para uma maior interação com a comunidade.Na programação da noite, está prevista também a apresentação da Orquestra Jovem Viver Bem, regida pelo maestro Eduardo Martinelli com o apoio dos professores Jardel Vinicius e Ricardo Reis. Integrará o repertório do grupo musical as músicas Can’t you feel the love tonight (Musical “O Rei Leão”), Além do Arco-Íris, Mercedita, Chalana, Cânon e Tudo que se quer (Tema do Filme “O Fantasma da Ópera”). Haverá ainda um teatro musical, dirigido pela professora Cinara Baccili.
O Pássaro Azul - Em busca da Felicidade
O enredo do espetáculo é baseado na obra do escritor belga Maurice Maeterlinck, escrita em 1908, intitulada “O Pássaro Azul”. O tema de abertura, uma Música do Método Suzuki de Violino, será executado pelo Grupo de Câmara Viver Bem. A adaptação, o texto e as coreografias são de Cibele Rodrigues que idealizou a apresentação com as corógrafas Devanir Santana, Marinês Santana e Selma Azambuja. Os figurinos são de Alex Guedes, a cenografia de Ojeda e a iluminação de Eduardo Escrivano.
Enredo
Na choupana do lenhador - Miltil e Tiltil são filhos de um lenhador. Moram numa casa simples cercados pelo amor de seus pais. Adoram brincar e se divertir como é comum nessa idade. Mas Miltil, a menina, muitas vezes sente-se infeliz. Passa o tempo pensando em como seria bom ter muitas roupas novas, brinquedos caros, fartura de bolos e doces ... isso a faria feliz. Inesperadamente recebem a visita de uma fada, a Fada Beriluna, que tenta lhes dizer que eles têm tudo para serem felizes. Miltil parece não se convencer disso. Beriluna diz então que se encontrarem o Pássaro Azul encontrarão a felicidade. Mas ... onde estará o Pássaro Azul? Miltil e Tiltil sairão em busca, numa viagem maravilhosa. E nessa caminhada a Fada Beriluna não pode deixá-los sozinhos, então, personifica a alma do Cachorro, da Gata, da Água, do Fogo, do Pão e do Leite para que os acompanhem. E assim saem todos nessa viagem ... em busca da Felicidade
0 comentários:
Postar um comentário