sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tudo sobre o CHOPP

Os registros mais antigos de chopp datam de 8 mil anos atrás, na região da Mesopotâmia. Assírios, gregos, babilônios, romanos, egípcios e chineses foram grandes fabricantes de chopp.

A primeira fábrica de chopp da qual se tem notícia foi encontrada no Egito em 5.400 a.C. Os egípcios utilizavam o chopp como moeda para pagar seus trabalhadores. Já as egípcias acreditavam no poder de rejuvenescimento do chopp e utilizavam como produto de beleza.

A bebida possuía um sabor mais forte e uma coloração mais escura do que o chopp que conhecemos hoje. Na idade Média, o chopp passou a ser produzido nos mosteiros, sendo os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor que conhecemos hoje.

Alguns séculos depois, os cervejeiros da Pilsen (cidade localizada na República Tcheca) foram responsáveis por um dos maiores avanços do chopp ao descobrir a baixa fermentação, em 1839. Resultou num chopp de cor clara, sabor suave e uma maior duração para o consumo.

No Brasil, o chopp chegou em 1808 trazido da Europa pela família real portuguesa. A primeira notícia de sua fabricação no Brasil é de um anúncio publicado no Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, em 27 de outubro de 1836, que falava sobre o "chopp barbante", da marca Barbante. Com métodos de fabricação rudimentar, produzia grande quantidade de gás carbônico, e o barbante servia para impedir que a rolha saltasse da garrafa.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO CHOPP

1. Moagem do malte
O malte é moído para que o amido seja dissolvido na água.

2. Maceração
Depois de moído, o malte passa por um processo de infusão com água quente para que o amido se dissolva e ocorra a formação de açúcares.

3. Filtragem do mosto
A "pasta" formada é levada ao filtro onde as cascas são separadas, obtendo um líquido açucarado que recebe o nome de mosto.

4. Fervura
O mosto é fervido para esterilização e evaporação do excesso de água. Nesta etapa é adicionado o lúpulo, responsável pelo amargor e aroma da cerveja.

5. Resfriamento
O mosto é resfriado e recebe o fermento.

6. Fermentação
Esse processo dura cerca de 7 dias. Nesse período, os açúcares são transformados em álcool e gás carbônico.

7. Maturação
Durante cerca de 20 dias, tempo em que são aprimorados o sabor, saturação com gás carbônico e a qualidade do produto final.

8. Filtragem
A cerveja maturada é filtrada para que se torne límpida e brilhante.

9. Embarrilamento
Após a filtragem, a cerveja é acumulada em tanques. Ao contrário das bebidas industrializadas, o nosso chopp não recebe pasteurização, anti-oxidantes, espumantes ou colorantes. O chopp chega até o consumidor com o máximo frescor e um sabor característico de produto recém-elaborado. Por isso, deve ser consumido no máximo em 12 dias.

>> Qual é a diferença entre chopp e cerveja?
É a PASTEURIZAÇÃO, que nada mais é do que o aquecimento do chopp (envasado) até 60º C, visando conferir estabilidade e maior durabilidade ao produto.

OS COPOS IDEAIS

Os copos para cerveja ou chopp devem ser mais largos e levemente fechados na borda superior para evitar a perda do gás e oxidação do produto. Os copos devem ser lavados com sabão neutro sem perfume e com bastante água limpa e corrente.
Para secar, devem ser colocados de boca para baixo sobre uma bandeja perfurada para que o ar possa circular em seu interior. Nunca use pano para secá-los. O copo perfeitamente limpo mantém por mais tempo o "colarinho" de espuma da cerveja ou do chopp e não libera em seu interior bolhas de gás.


Fontes:
http://www.spchopp.com.br/historiachopp.htm
http://www.misterbeer.com.br
http//www.fabricantedebrindes.com.br
http://www.estacaodochopp.com.br
http://www.canecopersonalizado.com.br
http://www.senhorchopp.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes