domingo, 10 de outubro de 2010

Os 70 anos de idade de John Lennon

O mundo inteiro comemorou, dia 9 de outubro, os 70 anos de vida que John Lennon estaria completando, se não tivesse sido morto em 8 de dezembro de 1980, por um psicopata americano. Lennon foi um dos maiores artistas da música, integrante da banda mais influente de todos os tempos, The Beatles, e compositor de músicas que ao menos 3 você já ouviu alguma vez na vida....

Se John Lennon tivesse sido apenas um dos quatro integrantes dos Beatles, sua imortalidade artística já teria sido reconhecida. Chamado "Beatle esperto," ele tinha uma inteligência penetrante e um espírito ardor, tanto para a música da banda quanto para sua auto-apresentação. As músicas como "Strawberry Fields Forever", "Norwegian Wood", "Rain" e "In My Life", trazem melodias belíssimas que evocam um sofisticado mundo de sonho, canções consideradas de vanguarda. Esse trabalho não sugeriu apenas uma profunda sensibilidade musical e literária - um gênio, em suma -, mas uma visão da vida que era simultaneamente reflexiva, utópica, realista e comovente.

Nascido em Liverpool, em plena 2ª Guerra Mundial, teve infância conturbada. Filho de Alfred Lennon e Julia Lennon, viu seus pais se separarem quando tinha 5 anos. Foi obrigado a escolher com quem queria ficar, e optou pela mãe. Porém, o pequeno John foi deixado para ser criado com uma tia, Mimi, pois na época Julia passou a morar com seu amante, e tal fato não era bem visto pela sociedade, por não serem casados legalmente. Anos mais tarde, em 1958, Julia faleceu, atropelada por um motorista bêbado.

Dois anos antes, Lennon funda uma banda de escola, chamada The Quarrymen, que dá início ao que mais tarde serão os Beatles. Paul McCartney conhece a banda, gosta do ritmo (eles tocavam skiffle, um ritmo similar ao rock, mas com uma batida folk inglesa) e se apresenta a John, que de cara vê o talento do rapaz. Paul mais tarde apresenta um amigo, um jovenzinho chamado George Harrison. Também foi aceito na banda. Alguns anos depois, Ringo Starr é incorporado ao grupo, no lugar de Pete Best, que não tinha sido bem aceito pelo então produtor da Parlophone Records, George Martin. E os Beatles, claro, não queriam perder esse contrato de gravação, visto que tinham sido dispensados pela gravadora Decca.

Enquanto Beatle, Lennon mostrou uma ousadia incrível, que diversas vezes colocou a banda em polêmica e ajudou a redefinir as regras de comportamento aceitáveis para estrelas do rock. Ele soltou, em 1965, a famosa frase que os Beatles eram "mais populares do que Jesus" - uma declaração que foi mais uma observação do que um orgulho, mas que resultaram em registros da banda sendo queimados e removidos das listas de reprodução de estações de rádio nos EUA; criticou o envolvimento dos EUA no Vietnã, e, como a rebeldia e movimentos antiguerra aumentavam gradualmente nos anos 60, ele se tornou um símbolo mais importante da contracultura emergente.

O empresário dos Beatles, Brian Epste
in, morreu em 1967, e Paul teve que tomar a frente dos negócios da banda. Porém, desse ponto tudo começa a desmoronar. O fracasso financeiro da Apple Corps. (empresa criada pela banda), a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que principalmente Paul e John tomassem lados opostos. Durante as gravações, o clima estava cada vez mais tenso. Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.

VIDA PESSOAL
John Lennon casa-se pela primeira vez em 23 de agosto de 1962, com Cynthia Powell, pois estava grávida de seu primogênito, Julian. que nasce em 8 de abril de 1963. Como Lennon disse, o mais correto que um homem poderia fazer ao saber que sua namorada estava grávida, era casar com ela.
Porém, em 1966, ele conhece aquela a quem amaria até a sua morte, Yoko Ono. Separa-se de Cynthia e casa
com a japonesa em 20 de março de 1969, em Gibraltar, Espanha.

John e Yoko viram um só. São vistos sempre juntos, a ponto de, como dito alguns parágrafos acima, a presença de Yoko ser considerada um dos pontos para a separação dos Beatles. Juntos, envolvem-se em protestos anti-guerra e dão início à carreira solo de Lennon. Tudo vai bem, mas por volta de 1973, o casal passa por constantes desentendimentos, e Yoko resolve se separar. John era muito ciumento, possessivo, sentimentos talvez desenvolvidos pela falta que sua mãe fez na sua infância. E Yoko - em uma espécie de sabedoria oriental - manda Lennon deixá-la em paz por um tempo, e pede para levar May Pang junto (na época, assistente pessoal do casal). A separação durou 1 ano e meio, que Lennon mais tarde consideraria em uma canção como "um final de semana perdido".

Em 9 de outubro de 1975, quando John compl
etou 35 anos, nasce Sean Ono Lennon. De 1975 a 1980, Lennon se dedica exclusivamente ao filho e à casa, não compondo, não usando drogas (segundo se sabe), e a quem perguntasse sobre sua vida, ele dizia que estava fazendo pães, como toda boa dona de casa. Em 1977, uma depressão toma conta do artista, que tenta desabafá-la em composições, mas nenhuma conseguia ser terminada. Em 1980, recuperado, dá fim a essas letras, e entre outras volta a compor álbuns. Mas sua carreira artística e sua vida é interrompida por Marc Chapman, jovem de 25 anos, que busca um autógrafo do "ídolo", e em seguida, dispara à queima roupa 5 tiros. Lennon é socorrido, mas morre no hospital. O assassino não fugiu. É encontrado no mesmo local, a alguns metros, aguardando para ser preso. Perguntado certa vez por que fez aquilo, ele respondeu que queria ser famoso, e uma forma disso acontecer era matando John Lennon. O monstro está em prisão perpétua, e até hoje é mantido em cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu.

DISCOGRAFIA
Abaixo segue a discografia oficial dos Beatles, e posteriormente de John Lennon solo:

Beatles

John LennonJulian e Sean Lennon (1980 e hoje)







0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes