terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cadeirinhas infantis são de uso obrigatório a partir de 1º de setembro

Agora sim, após adiamento de três meses, o uso da cadeirinha em carros será obrigatório a partir de 2 de setembro. Em nível nacional, é a partir de 1º de setembro, mas aqui em Campo Grande não haverá neste dia, segundo a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) operação específica para fiscalizar o uso das cadeirinhas e assentos devido a uma solenidade e um curso realizados no dia 31 de agosto.

A multa para quem desrespeitar a lei é de R$ 191,00 e sete pontos serão retirados da carteira de habilitação.

Saiba mais sobre o correto uso das cadeirinhas e assentos:



Bebê-conforto: Para crianças de até 1 ano de idade, ou com 9 quilos. Deve ser montada com a criança virada de costas para o motorista.




















Cadeirinha de segurança: Para crianças entre 1 e 4 anos, ou com 9 a 18 quilos. Deve ser montada de frente para o motorista. O cinto de segurança do carro prende a cadeirinha, que possui um cinto para proteger a criança.




















Booster ou assento de elevação: Para crianças de 4 a 7 anos e seis meses, ou com peso entre 18 e 36 quilos. O dispositivo deve ser preso no banco pelo cinto de segurança do próprio carro.

sábado, 28 de agosto de 2010

César Annunciação - a moda nas bolsas mais elegantes!

César Annunciação é designer de bolsas, stylist, produtor de moda e docente do Senac (Serviço Nacional do Comércio), onde ministra Fundamentos de Moda e Beleza, Mercado Profissional no Segmento de Beleza e Moda, e também o curar com bolsas é muito fácil, por ser um produto muito desejado. "É o acessório que mais vende no mundo", completa. Um designer que admira muito é Marc Jacobs - por seu estilo despojado. Mas enfatiza que sua maior inspiração ao desenhar uma bolsa é o amor que tem por fazê-la.

Foi um dos sócios da marca Babel Indústria e Comércio de Artefatos em Couro, primeira empresa de Mato Grosso do Sul a participar de uma feira internacional - a 41ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes - Francal. Algumas so de Design e Confecção de Bolsas, que acontecerá no primeiro quadrimestre de 2011.

A vontade de trabalhar com Moda surgiu quando estava morando em Portugal. Correu atrás de cursos, palestras, workshops, e descobriu o quanto gostava desta área. De volta ao Brasil, iniciou um curso de Artefatos de Couro, na Incubadora Francisco Giordano Neto, aqui em Campo Grande, em 2007. Começa aí seu contato com as bolsas.

César afirma que trabalhpeças da Babel estiveram nas edições de 2009 e 2010 das revistas Capricho, Elle, Estilo, Marie Claire, Criativa, Drops Magazine e Joyce Paskovitch, resultado não só dessa feira, como também do segundo maior evento de moda de São Paulo, o 25ª edição da Casa de Criadores.

Criou o freedom boot, um adaptador para calçados com forte apelo visual e muita ousadia.

César trabalhou também no desenvolvimento e produção de protótipos de bolsas em parceria com a estilista Tereza Santos para o projeto Arpeixe em Coxim, para uma feira na França.

Para o futuro, o designer prevê trabalhar novamente em uma marca própria. Por enquanto, está envolvido com os cursos do Senac, e no Senai também ministrará curso de Design e Confecção de Bolsas, previsto para outubro deste ano.
"Bolsa é um acessório indispensável. Não é mais aquele objeto utilitário usado para carregar make, blusas, carteiras e perfumes. Hoje mais que nunca ela é vista como arte, como uma jóia preciosa. Antigamente você escolhia a bolsa. Hoje não mais. Ela é quem escolhe." (César Annunciação)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Massagem redutora

A massagem redutora é uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele. Tem como objetivo reduzir medidas do corpo, sendo assim um auxiliar na redução de peso.

Já que é massagem, qual a diferença entre a redutora e a relaxante? De acordo com a massagista Olga Torraca, a diferença está nos locais onde a massagem é aplicada. Na relaxante, os pontos são aqueles de tensão, como músculos, mãos e pés, por exemplo. Na redutora, aplica-se nos locais onde o paciente precisa diminuir medidas, como barriga, braços e coxas.

Mas a massagem redutora vai além. Segundo a massagista Julieta Bocutti, ela influi no sistema linfático, eliminando as toxinas do corpo. Olga complementa dizendo que as compressões forçam a saída dessas toxinas, e é visível ao paciente pois são eliminadas na urina e nas fezes (adquirem um odor mais forte). "O paciente vê resultado, mas é importante que junto com a massagem, ele faça exercícios físicos e tenha uma alimentação balanceada", afirma.

Ambas as massagistas confirmam que em pacientes que retém líquido, o resultado pode demorar mais. Pessoas com metabolismo mais lento também devem observar a eficácia do tratamento mais tarde. Olga diz que a massagem inclusive trabalha para que o corpo melhore seu metabolismo, sistema digestivo e circulatório.

Fotos: Divulgação internet

domingo, 22 de agosto de 2010

Marco Aurélio Leite

Começou com massinhas na pré-escola, e as brincadeiras de esculpir deram certo. Marco Aurélio Leite descobriu cedo sua habilidade em modelagem, e fez disso uma profissão já na adolescência. Trabalhou com vários tipos de materiais, como gesso, argila, ferro, papel machê e até frutas. Mas foi na faculdade que a madeira surgiu na sua vida. "Fui vendendo para colegas e professores, para incrementar a renda de estudante, e deu certo", acrescenta.

Marco esculpe qualquer coisa, mas prefere figuras humanas. "Índios são meus favoritos", diz. Porém, perguntado se mantém alguma peça sua de estimação, ele responde: "É engraçado quando estou fazendo uma peça...Acho ela maravilhosa, mas assim que termino, me desinteresso de ficar com ela. Então não guardo nenhuma. Fico com algumas por um tempo porque não acho comprador que pague o preço real estimado delas. Afinal, de que vale vender para quem não vai apreciar?"

É possível encontrar seus trabalhos em exposições pela cidade, como na Casa do Artesão e lojas de decoração. Contudo, Marco diz que o espaço cedido para exposições em Campo Grande é curto, e a maioria expõe em consignação.

Uma situação marcante na sua vida foi quando um homem conseguiu seu número de telefone na Casa do Artesão, e perguntou se ele poderia fazer uma escultura do pé de sua noiva, pois ele se apaixonou pela moça por causa da beleza do seu pé. "Então ele me trouxe a foto do pé dela e eu fiz a escultura. Ficou bem parecido...ela tinha o pé gordinho (risos)".

Para o futuro, Marco pretende se aperfeiçoar e expor suas peças mais frequentemente, para que dessa forma conheçam mais seu trabalho.Telefone para contato: (67) 9255-3194 ou e-mail: marcoaureliobleite@gmail.com

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Morgana Zhen

Natural de Campo Grande, porém adotou a cidade de Bonito, por sua paz, natureza e por buscar novos horizontes. Assim é Morgana Zhen, cantora, professora, artesã e produtora. Sobre como percebeu seu talento para a música, ela responde: "Tive a felicidade de fazer primário numa escola onde a alfabetização era feita através do canto. Tabuada, abecedário, aprendíamos cantando. Adorava cantar hinos que antes faziam parte da grade curricular." Ganhou também grande contribuição de sua mãe, que a incentivava muito e lhe mostrou a música popular brasileira. "Nossa música é muito rica em harmonia, melodia e ritmo. Infelizmente não é muito reconhecida, mas Graças a Deus tenho uma postura musical e sou feliz por poder cantar músicas que gosto e que não são nada fáceis de executar, tamanha riqueza harmônica", ressalta ela.
Início- Morgana canta profissionalmente há 17 anos, mas iniciou a carreira artística aos 13 anos, cantando na Banda Marcial. "Não recebia cachê, mas em contrapartida aprendi muito", afirma. Sempre envolvida com arte, aos 4 anos iniciou-se no ballet clássico, contudo interrompeu o curso aos 11 anos de idade. Se considera uma bailarina frustrada, mas logo em seguida surgiu a música, que pôde preencher sua vida, e onde ela acredita que estava predestinada. "A dança e a música têm uma ligação muito bacana e uma influencia a outra", diz.

Trabalhos- Já gravou 2 CD's demo, mas ainda não gravou profissionalmente. Segundo ela, devido a uma politicagem nos Projetos de Incentivo à Cultura, que dão preferência mais a artistas de fora. Apesar disso, ela é confiante no futuro. Acredita que o que é seu virá na hora certa, pois Deus sabe o amor que tem pela música e como se dedica a ela.

Influências- Morgana diz que é muito injusto citar somente alguns nomes, dentro da vasta Música Popular Brasileira, mas a lista segue: Clara Nunes, Alcione, Nara Leão, Elis Regina, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nei Matogrosso, e da nova geração, Roberta Sá, Maria Rita, Maria Gadú. Tem também influências internacionais, como Sarah Vaughan, Dina Washington, Aretha Franklin e Ella Fitzgerald.
Ela afirma que seu repertório é selecionadíssimo, e muito elogiado pelos apreciadores da boa música. E que, mesmo com o cenário musical estar mais aberto a outros estilos, como o sertanejo, por exemplo, enfatiza que a música, seja ela qual estilo for, tem que emocionar, tocar profundamente o íntimo, sentir na alma!

Instrumentista- Toca violão, saxofone, flauta e percussão. Morgana adora conhecer novos instrumentos. No momento, está aprimorando o violão e estudando teclado. Costuma tocar percussão nos show, mas diz que nos bares, o trio Morgana, Deus e violão é mais presente.

Situação marcante- Foram várias, mas a que Morgana lembra com carinho foi quando recebeu uma serenata de um rapaz que gostava na adolescência. "Quando abri a porta, ele estava bem na frente de todos os meus amigos e me pediu em namoro. Romântico, né? Gostaria que a serenata e o namoro entrassem na moda novamente. Tive a sorte de vivenciar isso."

Paralelo à carreira- "Sou publicitária, fotógrafa e jornalista. Trabalho como assessora parlamentar no período matutino e tenho uma escola de música que funciona nos períodos vespertino e noturno". Morgana também é artesã e adora fazer trabalhos com materiais recicláveis. Assim como na música, em tudo o que faz está sempre procurando se aprimorar. "Penso que tudo que você aprende, serve para outras coisas. Basta apenas estar atento", ressalta.

Projetos futuros- Casar novamente, gravar um CD, acima de tudo...SER FELIZ! "Tenho muitos sonhos e vontade de realizá-los. Atualmente vivo um dia de cada vez e procuro fazer deste dia o mais feliz e realizado da minha vida".
Mensagem- "Criou-se alguns estereótipos de que o bom violonista é aquele que dá pancada no violão, e os bons cantores são os que têm "vozeirão". Acho que está faltando sensibilidade nas pessoas. O violão, por exemplo, é um instrumento de cordas dedilháveis, mas poucos executam esta técnica, preferem o batidão. E uma voz suave pode sim cantar um samba-enredo, desde que o arranjo seja voltado para a sua voz. Tivemos uma grande cantora de voz suave, a Nara Leão. Por que não voltar a reconhecer esse tipo de voz, e violonista, como João Gilberto, que revolucionou nossa música com a Bossa Nova? Eu mesma respondo. Em relação ao violonista, é porque é bem mais fácil fazer 10 notinhas e fazer o batidão, do que estudar harmonia e executar o dedilhado. Quanto à voz suave, acho que está mais fácil reverter. Temos grandes cantoras de voz suave como Roberta Sá, Céu, Mariana Aidar, entre outras. Sou feliz com a voz que Deus me deu e nunca esqueço o elogio de uma fã. Sua voz entra suave nos meus ouvidos!

Contato para show: (67) 8422-0694 - E-mail: morganazhen@gmail.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guarda Municipal de Campo Grande

Há mais de 20 anos Campo Grande conta com a Guarda Municipal para proteção e conservação dos bens públicos municipais. Mas somente há 2 anos foi realizado o primeiro concurso. A Guarda Municipal conta hoje com 1.070 servidores, entre homens e mulheres, e de acordo com seu coordenador, o tenente coronel Paulo César Monteiro Ayres, o objetivo é chegar a 1.200 guardas.
Todos esses servidores se revezam em escalas não fixas ainda, não podendo ultrapassar 250 horas de trabalho ao mês. Cuidam de 284 lugares públicos, entre eles praças, postos de saúdes e escolas. O Guarda Municipal ainda não trabalha armado, porém possui uma tonfa - uma espécie de cacetete. Mas trabalha em conjunto com a polícia, dando voz de prisão e apreendendo o meliante, se necessário for. Se uma ação como esta surge, o Guarda entra em contato imediatamente com a Polícia Militar. Há na Guarda Municipal um grupo denominado Grupo Tático de Apoio (GTA), com aproximadamente 100 guardas, treinados para ações com patrulhamento preventivo, com técnicas de abordagem e até mesmo investigações.

Coronel Ayres afirma que ainda neste ano os Guardas terão cursos de aprimoramento, entre eles Segurança Patrimonial e Direitos Humanos. Este último faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) - plano do governo federal, que busca a qualificação de profissionais de segurança pública.

Estatísticas- Só no mês de julho, foram 884 rondas em áreas públicas, com 21 operações em eventos promovidos pela prefeitura, como o Arraial de Santo Antônio, Jogos da Copa e Operação Praça Segura. De junho a agosto deste ano, foram totalizados 1.414 rondas, 44 eventos da prefeitura, 25 casos encaminhados à polícia, 15 flagrantes, 9 atendimentos sócio-humanitários e 20 apoios à Defesa Civil.


Fotos: http://gmcg.blogspot.com (blog da Guarda Municipal) e www.capitalnews.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

1º Concurso de Forró de MS


Campo Grande será palco do 1º concurso de dança de forró de Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá dia 21 de agosto, às 19 horas, no salão de festas do Rádio Clube Cidade. As inscrições vão até o dia 20 de agosto e custam R$ 60,00 por casal. Podem ser feitas pela internet, no site www.asdancas.com.br, onde se encontra o regulamento completo.

É a primeira vez que a Associação Sul-Matogrossense de Danças de Salão organiza um concurso de forró. A competição vale passaporte para a semifinal do concurso paulista. A intenção deste concurso, segundo a ASDANÇAS, é de difundir as competições de dança no Estado, além de promover o ritmo.

Premiações - O primeiro lugar vai receber R$ 320,00, o segundo receberá R$ 100,00, e o terceiro R$ 60,00. "A premiação é simbólica porque a idéia principal é valorizar os dançarinos do Estado e também promover uma grande confraternização entre os apaixonados pelo forró. O evento foi organizado a partir de um convite da comissão organizadora do campeonato de forró paulista", comenta uma das organizadoras do concurso, a professora de dança Daniele Barilli.

Os três primeiros colocados no concurso garantem vaga na semifinal do campeonato paulista, no mês de setembro, em São Paulo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Leishmaniose tem tratamento


É o que dizem alguns veterinários, como Maria Lucia Metello e Priscila Pegoraro. Se o cachorro adquire a tão malfadada leishmaniose, doença infecciosa não contagiosa que acomete animais e humanos, já é possível entrar em contato com alguns veterinários da capital e solicitar tratamento.

De acordo com a doutora Priscila Pegoraro, o tratamento depende dos resultados dos exames de cada animal. Primeiramente, todos os veterinários orientam dois exames para diagnosticar a sorologia da leishmaniose (o segundo é chamado 'contra-prova'). Sendo os dois resultados positivos, Priscila solicita um exame bioquímico, para analisar como estão os órgãos do cachorro (fígado, pulmão e rins). É com base nesta análise, seguido de um hemograma, que ela procede com as medicações a serem inseridas na rotina do animal. Outro fator a ser tratado também são as feridas que a doença pode deixar no animal. Claro que, constatada a doença a tempo, evita-se a proliferação dessas feridas.

Os profissionais no tratamento da leishmaniose deixam claro que é uma doença que não tem cura. O parasita é um protozoário do gênero Leishmania, transmitido pelo mosquito-palha (flebótomo), e uma vez adquirido, não sai mais do animal. Mas o que pode ocorrer é uma "incubação" do parasita, ou seja, ele fica estagnado no organismo do cachorro, chegando até mesmo a dar sorologia negativa no exame. Quando isso acontece, pode-se dizer que um mosquito-palha que picar este animal, não será mais contagiado pela leishmaniose, assim portanto não irá transmitir a doença a outros animais ou humanos.

As medicações recomendadas pelos veterinários são: Alopurinol, Cetoconazol, Levamizol, Vitamina A, Zinco, Aspartato de L-Arginina e Prednisona. Mais informações podem ser encontradas no site www.fielamigo.com.br/trata.

A doutora Maria Lucia Metello enfatiza que a eutanásia em cães portadores de leishmaniose em nada ajuda na diminuição da proliferação da doença. Até porque é um mal que acomete não só cães, gatos e humanos, mas também galinhas, porcos e cavalos. O ideal seria o governo disponibilizar vacinas gratuitas, e um tratamento eficaz no combate ao mosquito flebótomo. A equipe do Manchetes de Campo Grande tentou entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para saber como a prefeitura está trabalhando na prevenção da leishmaniose. Mas a assessoria de comunicação da prefeitura repassou que o CCZ não tem falado mais a respeito deste assunto, devido a uma ação cível que o Abrigo dos Bichos levantou contra o CCZ (veja mais na matéria Abrigo dos Bichos).

A população se divide sobre esse assunto. O maior medo é de possuir um animal portador de leishmaniose e por isso ser risco de contágio a crianças, por exemplo. A isso, doutora Priscila esclarece que, além da medicação, o dono deve continuar se precavendo do ataque do mosquito-palha através de telas nas janelas, plantas da espécie citronela e repelentes. Esses cuidados devem ser tomados por todas as pessoas, pois um mosquito contaminado pode carrear a leishmaniose por um raio de até 1.500 metros.

Mirelle Canazilles tem em casa 15 cachorros. Perguntada sobre o que faria se descobrisse a leishmaniose em algum dos seus bichos, ela responde que procuraria medicá-lo, contanto que sua saúde ainda estivesse bem. Já Ivy Ferreira acredita que o tratamento é um risco, e faria a eutanásia no caso de uma sorologia positiva no seu único cachorro.

Fotos: divulgação da internet, e site www.fielamigo.com.br

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes