domingo, 25 de julho de 2010

Abrigo dos Bichos


Com o objetivo de lutas pelos direitos dos animais, a associação Abrigo dos Bichos foi fundada em 10 de setembro de 2001 por Maria Lúcia Metello, veterinária e advogada, junto com outros colegas que já participavam de entidades em prol dos animais. Segundo ela, frente aos maus tratos e brigas entre animais ocasionadas pelos homens, foram criadas leis para defesa dos animais. Porém, quem haveria de postulá-las, já que os bichos não falam por si, não podem se defender? É partindo dessa idéia que as sociedades de proteção aos animais começaram a surgir.

O Abrigo dos Bichos conquistou muitas vitórias ao longo desses quase 9 anos de existência. Um exemplo é a Ação Cível Pública, em que o animal, em caso de ser portador de leishmaniose, tem direito a tratamento. Isso é parte de um dos vários entraves encontrados pela entidade no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Em caso de sorologia positiva para a leishmaniose, o órgão pede o recolhimento do animal para que seja sacrificado. Mas o dono do animal agora pode apresentar um documento assinado pelo veterinário do bicho, informando que o bicho está em tratamento.
Veja mais sobre LEISHMANIOSE e como a capital trata essa zoonose no link SAÚDE.

Como MISSÃO, o Abrigo dos Bichos diz: "Preservar a saúde pública, respeitando o direito animal." De acordo com Maria Lúcia, Campo Grande teve uma redução de 3% de animais de rua. E a associação participou ativamente para a marca deste número. Em outras palavras, a capital praticamente não possui animais nas ruas.
Além disso, o Abrigo trabalha também a favor da castração e orientação sobre a guarda responsável. Inclusive referente a este último, Maria Lúcia relata um problema que ocorre com frequência na associação. Donos de cães e gatos procuram-na pedindo para aceitarem as ninhadas de seus bichos. Não é este o objetivo da entidade, e é sobre isso que regem as orientações sobre posse responsável. Maria Lúcia afirma ainda que o Abrigo dos Bichos não possui área de recolhimento.

Hoje a preocupação em defender os animais não é mais exclusivo dos profissionais veterinários. Qualquer um que se importe o mínimo e tenha realmente disposição para trabalhar pela causa, pode fundar uma entidade, ou colaborar com uma já existente.
Para contribuir com o Abrigo dos Bichos, entre em contato através dos telefones: (67) 9974-4949 (Maria Lúcia) ou (67) 9237-2596 (Andréia), ou pelo site www.abrigodosbichos.com.br


Fotos retiradas do site www.abrigodosbichos.com.br

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes